Da Redação do MCJB – 03/05/16
Fonte: Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Nesta segunda (02), a comunidade do Jardim Botânico fez história! Em evento solene, a Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral – AAJM se associou ao Movimento Comunitário do Jardim Botânico, formando a maior OSCIP urbano comunitária do Distrito Federal e uma das maiores do país, com uma representatividade de quase 50 mil pessoas.

O evento de assinatura associativa ocorreu na sede do Movimento com a presença do novo administrador regional interino do Jardim Botânico, Alessandro Paiva, representantes do GDF, empresários e sociedade civil.

Paiva demonstrou surpresa com a representatividade e a estrutura organizacional do Movimento. Afirmou que, em sua gestão, vai apoiar os projetos já desenvolvidos pelo Movimento, procurando focar nas demandas mais urgentes. O administrador interino ouviu as reclamações e sugestões da comunidade e prometeu respondê-las o mais breve possível. “Minha gestão será sempre em parceria com a comunidade, portanto fico feliz em saber que teremos conosco uma estrutura voluntária e tão organizada”, destacou.

Com a associação da AAJM, o Movimento passa a ter uma representatividade de quase 50 mil pessoas, acomodadas em 37 condomínios que se localizam na região administrativa do Jardim Botânico, conforme a portaria nº 4 (ver aqui). Tornou-se, assim, a maior OSCIP urbano comunitária do Distrito Federal e uma das maiores do país.

OSCIP é uma certificação expedida pelo Ministério da Justiça para associações que se enquadram na condição de instituição de interesse público. As associações de cunho comunitário, algumas representando bairros, costumam ter grande número de associados. Mas o Blog apurou que o Movimento, hoje, pode ser uma das maiores associações, com a certificação de OSCIP, do Brasil. “Sabemos que pouco mais de 11% dos municípios brasileiros tem mais de 50 mil habitantes, o que torna o ato associativista do Jardins Mangueiral ao Movimento um marco para as instituições de Terceiro Setor.”, afirmou Graça Melo, editora do Blog do MCJB. (clique aqui e veja o mapa representativo do Movimento)
Fonte: Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Assinatura de associação da AAJM ao Movimento Comunitário do Jardim Botânico

Em seu discurso, o presidente da AAJM, Paulo Isidoro, destacou o papel do Movimento, como um agente que fará a ponte entre a comunidade e o poder público, minimizando as dificuldades de se obter soluções para problemas simples da comunidade. Paulo explicou que, atualmente, os maiores problemas enfrentados pela comunidade do Mangueiral se situam no quesito transporte, hoje insuficiente e de pouca qualidade, e no quesito equipamentos públicos, uma vez que o Jardins Mangueiral não possui posto de saúde ou escolas públicas, uma antiga promessa do GDF. O presidente da AAJM reafirmou sua expectativa de que, com essa união ao Movimento, a força comunitária para obter o cumprimento dessas promessas vai aumentar. “A aprovação de associação foi unânime pelo conselho deliberativo da AAJM. Estamos muito felizes por esta parceria e esperançosos que juntos vamos melhorar a qualidade de vida do bairro como um todo e, consequentemente, do Jardins Mangueiral.” afirmou Paulo.

Fonte: Movimento Comunitário do Jardim Botânico
Rose Marques, presidente do Movimento, destacou que esta união faz da comunidade do Jardim Botânico uma das mais fortes do DF e do país, não só pela representatividade numérica, mas principalmente pela organização institucional. “Nossas demandas são divididas por comissões e outras associações, que tem autonomia de ação, dessa forma nossas ações são mais rápidas e efetivas”, destacou. Rose lembrou também que o objetivo do Movimento é desenvolver propostas em conjunto com o poder público para soluções comunitárias. “Não ficamos apenas reclamando do poder público, mas sim, incansavelmente, buscando soluções e as apresentando ao governo para realizarmos juntos. Nosso objetivo é estender para a comunidade do bairro a qualidade de vida que alguns condomínios conquistaram.” finalizou.

Todos os moradores do Jardins Mangueiral associados à AAJM passam a ter direito aos convênios e benefícios dos demais associados do Movimento, como descontos de combustível, faculdade, comércio do bairro, dentre outros. As carteirinhas começarão a ser emitidas ainda esta semana e enviadas por e-mail.

Fonte: Blog Movimento Comunitário do Jardim Botânico