adalberto

Continuando a série “Presidente de Legendas”, vamos retratar esta semana, o PRP-DF. A legenda é presidida desde de 1989 pelo funcionário público aposentado e advogado Adalberto Monteiro, 68. “Temos um partido justo e fiel, o filiado sabe que aqui não haverá traições,” diz.

Nas eleições de 2014 o partido coligou com o PV, e mesmo assim teve quase 57 mil votos, porém, não elegeu nenhum deputado distrital. O eleito foi o deputado distrital Israel que é do PV. O PRP é um partido pé quente, antes de serem distritais, Telma Rufino e Wellington Luiz, tentaram a sorte na legenda. “Faltou 1.050 votos para conseguirmos eleger o nosso distrital “, lembrou.
adalberto
A legenda não ficou no quase todo o tempo. O policial civil Cláudio Monteiro (1990-1994) e os mais recentemente Batista das Cooperativas (2006 -2010) conseguiram seus mandatos de distritais graças a nominata da sigla. Fora Pedro Ovo, que mesmo suplente, conseguiu ter o gosto do seu mandato no governo Arruda.
O emblemático no PRP-DF é o seu presidente Adalberto Monteiro, um dos fundadores da legenda tanto a nível nacional como local. O presidente conhece todas as correntes políticas. Desde o PT-DF às que tem Arruda e Roriz como estrelas, e se dá muito bem com o ex vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB).
Nas eleições de 2014 uma polêmica: Adalberto era do grupo de Agnelo e por desavenças saiu da base do petista. No segundo turno apoiou o atual governador Rodrigo Rollemberg. “Eu não trai ninguém quem me conhece sabe o que aconteceu,” revela em tom de mistério.

Repetição – O enredo é quase o mesmo, Rollemberg ganhou as eleições e nem deu muito obrigado para o PRP e seus filiados que trabalharam na sua eleição. Aliás, os presidentes legendas reclamam do abandono do atual governador.

Planos – Para 2018, Adalberto já começa a trazer quadros para o partido e não descarta ter na legenda um deputado distrital. Já nas eleições anteriores, o presidente recusava a filiação de distritais.
Majoritário 2018 – Para Monteiro, Izalci Lucas (PSDB), Alberto Fraga (DEM), Rogério Rosso (PSD) e Tadeu Filippelli juntos serão imbatíveis. “Se eles conseguirem se unir será uma chapa fortíssima e quase imbatível,” profetizou.
Na entrevista que durou mais de duas horas cheguei a seguinte conclusão: Adalberto Monteiro é apaixonado por política e pelo Distrito Federal.
Em 2014 esses foram os cinco candidatos mais votados do PRP-DF
1 – Valdelino Barcelos 9.946 Votos
2 – Godofredo – 8.981 Votos
3 – Georgios 7.899 Votos
4 – Rodolfo da Construcasa – 2.770 Votos
5 – Dr. Humberto 2.723 Votos

* Adalberto Monteiro foi candidato a federal e obteve 5.653 Votos

Fonte: Redação do Blog Rádio Corredor