O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) está disponibilizando uma nova ferramenta para obtenção de laudos de exames laboratoriais pela internet. Os resultados poderão ser visualizados, baixados e impressos pelo paciente e pelo médico depois de apenas alguns cliques. A ferramenta estará disponível nesta sexta-feira (15) inicialmente para os exames feitos, a partir de agora, e realizados no Hospital de Base e na UPA de Ceilândia.

 

O paciente vai poder acessar a ferramenta pelo site www.igesdf.org.br, clicando no botão Resultado de Exames Laboratoriais. No primeiro acesso, o paciente deve digitar o login que será o próprio número do pedido, enquanto a senha será o número do atendimento, ambos constantes da solicitação do exame.

A partir de então o usuário poderá cadastrar um e-mail com o login e criar uma senha pessoal, que deverá ser validada no mesmo e-mail cadastrado. Esse passará a ser o mecanismo de acesso do paciente para acompanhar os resultados de seus exames.

A ferramenta pode ser acessada de qualquer computador ou smartphone, após a validação do cadastro no primeiro acesso. O Iges-DF lembra que os resultados dos exames deverão ser levados ao médico para diagnóstico. Ainda neste ano a nova ferramenta estará disponível para exames realizados também no Hospital de Santa Maria e nas demais UPA.

O diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, esclarece que, com o portal de laudos, “será possível acompanhar o histórico de exames em tempo real, proporcionando ao paciente um atendimento mais ágil, evitando deslocamentos e filas, sem abrir mão dos necessários instrumentos de segurança”.

Francisco Araújo reforça que “esse é mais um serviço do instituto para a valorização daquilo que os pacientes têm de mais importante: a sua saúde”. O diretor-presidente do instituto lembra ainda que a atenção para com os usuários do sistema público de saúde e a humanização do atendimento “é uma determinação do governador Ibaneis Rocha. “E nós estamos diariamente trabalhando para alcançarmos essa meta.”

* Com informações do Iges-DF