Na próxima segunda-feira (25) o gramado da esplanada dos ministérios vai amanhecer tomado por cruzes em homenagem às vítimas de feminicídio. A data foi instituída pela ONU, em 1999 como, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher e, além do ato em frente ao Congresso, será realizada uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados.

Presidente da comissão externa de combate à violência contra a mulher e feminicídio, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) é autora da ação e presidirá a sessão. “Temos vivenciado uma verdadeira epidemia em relação à violência contra a mulher. Com esse ato queremos marcar a data como um dia de luta, mas também de homenagem a todas estas vítimas. Não podemos esquecer destas vidas, não são apenas estatística”, afirma a parlamentar.

A cada 2 segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil (Instituto Maria da Penha). De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, 1206 foram vítimas de feminicídio no país; 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 35%, a agressão é semanal.

Estima-se que 70% de todas as mulheres do planeta já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência em, pelo menos, um momento de suas vidas independente de nacionalidade, cultura, religião ou condição social (ONU).

Para Flávia Arruda, é preciso envolver toda a sociedade no tema e desenvolver principalmente ações educativas de prevenção e combate ao machismo.

Programação

O ato será realizado às 10h gramado próximo à avenida das bandeiras e contará com a presença de mulheres que atuam na rede de apoio às vítimas e familiares. Também haverá a presença de uma apresentação musical com a banda Maria vai com as outras.

Às 11h a sessão solene tem presença confirmada do Presidente da Câmara dos Deputados, dep. Rodrigo Maia; a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto; a representante da ONU Mulheres, Joana Melo; a Primeira Secretária da Câmara dos Deputados, dep. Soraya Santos; e a Delegada Chefe da DEAM/PCDF, Sandra Melo.

Fonte: Assessoria de Imprensa