Programas Jovens Embaixadores e Jovem Senador estão com inscrições abertas

Alunos do ensino médio da rede pública podem participar da seleção dos programas Jovens Embaixadores e Jovem Senador

A Secretaria de Estado da Educação informa que o Programa Jovens Embaixadores 2022, promovido pelo Departamento do Estado norte-americano, e o Programa Jovem Senador 2022, uma iniciativa do Senador Federal, estão com inscrições abertas. Os dois programas são voltados a estudantes do ensino médio das redes públicas do país.

Jovens Embaixadores
Coordenado no Brasil pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, o programa propicia um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos (EUA) e é destinado a estudantes do ensino médio das redes públicas. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de fevereiro de 2022, e o pré-cadastro on-line pode ser realizado via Facebook ou pelo site do programa Jovens Embaixadores.

O objetivo do programa é buscar jovens empreendedores que realizam ações criativas e inovadoras, que podem beneficiar e ajudar suas comunidades, com enfoque também no desenvolvimento de habilidades para o ambiente em constante transformação no século 21.

Requisitos
Para se candidatar, o estudante deve atender aos seguintes critérios:

  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter idade entre 15 e 18 anos;
  • Ser aluno da rede pública e cursar a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio no próximo ano (2022);
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Estar engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado;
  • Ter proficiência escrita e oral em Língua Inglesa; e, jamais ter viajado para os EUA;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa; ser comunicativo; possuir boas relações em casa, na escola e na comunidade;
  • Estar, atualmente, engajado em iniciativas de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade há, pelo menos, 6 meses.

Jovem Senador
Com o tema ‘200 Anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã’, o Programa Jovem Senador 2022 recebe inscrições até o dia 18 de março de 2021. Podem participar estudantes do ensino médio das escolas públicas de todo o país e a seleção dos jovens senadores é feita por meio de concurso de Redação.

Para participar, a escola deve promover um concurso de redação interno sobre o tema proposto pelo programa, selecionar o melhor texto e enviá-lo para a sua Secretaria da Educação. A Secretaria Estadual da Educação, então, fará a seleção e escolha das três melhores redações que irão representar o estado na etapa nacional. As comissões julgadoras do Senado Federal vão classificar os textos de cada estado e do Distrito Federal e também definirão o 1º, 2º e 3º melhores colocados, os vencedores nacionais.

O programa é promovido anualmente pelo Senado Federal e visa a proporcionar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e promover a reflexão sobre o exercício da cidadania.

As redações vencedoras serão reveladas no dia 11 de maio de 2022. Os estudantes autores da melhor redação em cada estado e no DF viajam para Brasília durante uma semana para atuarem como Jovem Senador, junto com o seu responsável. Essa vivência Legislativa permitirá a participação dos estudantes no processo de elaboração, discussão e votação de propostas que se relacionarão às redações, podendo ser transformadas em projetos de lei.

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias