izalci lucas

Representantes do Sinduscon, Associação Comercial, CDL, Fibra e Fecomércio detalham crise do setor produtivo local na Câmara dos Deputados

Em tempos de crise no caixa do governo do Distrito Federal, representantes do setor produtivo vem alertando para um agravante nessa situação, que ocorre sem a devida repercussão: a migração de empresas do DF para o estado de Goiás. Os líderes das entidades mais fortes do segmento no DF farão um raio x da situação na Câmara dos Deputados, na próxima terça-feira.

O debate foi proposto pelo deputado federal Izalci, que convidou também representantes do MPDFT e do Governo do Distrito Federal. O objetivo é apontar soluções para manter a economia local em atividade e frear as perdas com fechamento de postos de trabalho e, principalmente, fontes de arrecadação de impostos.

O parlamentar aponta que a diferença entre o percentual de ICMS cobrado no DF, de 17%, e Goiás, de 5%, por si, cria uma situação de desvantagem para a capital federal. “Além da carga tributária aqui ser mais alta, o governo do DF não oferece outros incentivos e ainda cria dificuldades na emissão de alvarás, por exemplo”, denuncia o deputado.

O debate será pela Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, terça-feira (24), às 10h. Entre as presenças confirmadas está o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa. O Ministério Público do DF tem sido apontado pelo governo, em reuniões sobre o assunto, como um dos fatores de entrave a novos projetos. Os secretários de Fazenda do DF, Pedro Meneguetti, e de Desenvolvimento Econômico do DF, Arthur Bernardes, também estão entre os convidados.

Cases de sucesso

Além de apresentar um diagnóstico prévio do cenário econômico do Distrito Federal e Entorno, o debate abrirá espaço para experiências bem sucedidas em outras estados. “Nossa proposta é oferecer soluções para tirar o DF da inércia. Brasília está parada e o empresário enfrenta uma verdadeira guerra para se manter em atividade”, avalia o deputado.

 

AGENDA:

Cenário econômico do DF e Entorno – Debate na Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia

Terça-feira (24), às 10h, no plenário 13 da Câmara dos Deputados