Proposta de uma Parceria Público Privada foi apresentada aos governadores Rodrigo Rollemberg (DF) e Marconi Perillo (GO)

IMG_1981

Foi da vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz, a proposta de um encontro entre os governadores do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo, para tratar do trem de transporte de passageiros ligando as cidade de Brasília e Goiânia. A reunião aconteceu no Palácio do Buriti, juntamente com uma comitiva de italianos interessados em firmar uma Parceria Público Privada com o governo para que o projeto saia do papel. Um novo encontro acontecerá na próxima segunda-feira. Dessa vez, além dos governadores, Liliane levará o assunto até o Ministério dos Transportes.

Na reunião desta semana, tanto Rollemberg quanto Perillo se mostraram entusiasmados com a ideia – que não é nova, afinal, este era um projeto antigo do ex-governador Joaquim Roriz. Para a distrital, o trem ligando Brasília a Goiânia será de extrema importância para ajudar a solucionar o problema do transporte público da região. “Mais de 200 mil pessoas serão atendidas por dia, diminuindo a barreira ainda existente entre o Entorno e o Distrito Federal”, frisou Liliane.

Recentemente, durante o lançamento das obras do Sistema Produtor de Água Corumbá, onde estiveram presentes os dois governadores, ambos falaram sobre melhorias para o transporte e citaram o trem Brasília-Goiânia como uma das soluções para o sistema. O assunto já havia sido pauta dos governadores antes mesmo de assumirem os novos mandatos. “Isso mostra que os dois governadores estão empenhados em encontrar a solução e fazer as melhorias no transporte. E mais: atentos às questões ambientais e de mobilidade urbana, saindo da contramão de governos anteriores que acharam que o ônibus seriam a única solução para atender os passageiros dessas regiões”, ressaltou a parlamentar.

Rollemberg e Perillo apontaram Liliane Roriz como a grande “entusiasta” do projeto e fizeram questão da participação da deputada na reunião com o Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. “Os atuais governos do DF e de Goiás perceberam a importância dessa obra e por meio de uma PPP, sem gastos para o governo, o trem pode deixar o papel e entrar, de vez, nos trilhos. Colocando nos trilhos também o transporte público”, enfatizou Liliane Roriz.

Fonte: Assessoria