Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Pistão Sul, em Taguatinga, virou pista para mais de mil inscritos para a primeira etapa da BSB Race Day 2020, realizada na manhã deste domingo (8). O evento contou com percursos de 5 e 10 quilômetros e um especial para as crianças.

Ainda estava amanhecendo quando os atletas se aqueciam para a corrida. A largada foi dada pontualmente pelo vice-governador do DF, Paco Britto, às 7h. A inscrição, feita previamente pelo site oficial da BSB Race, dava direito a um kit para encarar o percurso e medalha com lanche para todos os participantes. As premiações foram dividias em 1º, 2º e 3º lugares masculino e feminino.

O evento, realizado desde 2017, é dividido em cinco etapas ao longo do ano. “Sempre a primeira corrida acontece em março em homenagem ao Dia da Mulher”, destacou a diretora da prova, Raquel Ramounier.

Segundo Raquel, o número de inscritas tem superado, ano a ano, a quantidade de homens na corrida. Para esta primeira etapa, por exemplo, mais de 600 mulheres participaram do percurso disputando o troféu e o pódio, enquanto as inscrições masculinas foram pouco mais de 400.

No percurso de 5 quilômetros, as atletas vencedoras foram Patrícia Rebechini (1º lugar), Vânia Maria Gomes da Silva (2º lugar) e Maria José Carneiro dos Santos (3º lugar). Já no percurso de 10 quilômetros as três primeiras colocadas foram Sandra Aragão, Pâmela Tamiris Palmeira e Rayane Vasconcelos.

Já o pódio masculino teve Flávio Henrique Guimarães Andrade (1º lugar), Geraldo Pereira da Silva Filho (2º lugar) e Jorge Luiz Bezerra dos Santos (3º lugar), no percurso de 10 quilômetros; e Roque lane de Almeida Lara, Carlos Renato de Jesus Dante e Fabrício Italo Ribeiro Pessoa no percurso menor.

| Foto: Vinícius de Melo / Agência Brasília
Para o realizador do evento, Bruno Nascimento, mais uma edição do BSB Race Day é motivo para comemoração. “Mais de mil inscritos em um evento fora do Plano Piloto é um resultado excelente”, comemorou. A próxima etapa da corrida também será em Taguatinga e a terceira, no Plano Piloto.

Foco no social
Repetindo a tradição da última edição, o projeto social DV na Trilha também participou do desafio. A entidade, sem fins lucrativos, tem como principal função a inclusão de cegos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos beneficiados por meio da integração social. Funciona assim: um condutor, voluntário, orienta o participante durante todo o percurso.

Além de confirmar presença por meio da inscrição, os participantes tiveram que doar 1 quilo de alimentos não perecíveis, que serão destinados aos projetos contemplados em ações do TGS Solidário. Neste ano, os alimentos irão para o Projeto Amor sem Fronteiras, da Oscip Moradia e Cidadania, uma iniciativa voltada para imigrantes da Venezuela alojados em São Sebastião.