chico leite e fabio gondim
O deputado Chico Leite (Rede) se reuniu, na segunda-feira (26), com o secretário de Saúde, Fábio Gondim, para tratar sobre diversos assuntos. Entre eles, o projeto proposto pelo parlamentar que visa garantir tratamento para os nascidos com lábio leporino, o apoio à campanha de acompanhamento da gestante, a reforma do Hospital Regional de Sobradinho e a situação dos candidatos aprovados no mais recente concurso para a Secretaria de Saúde.

Na oportunidade, Chico Leite apresentou ao secretário o PL 723/15, de sua autoria, que tem por objetivo obrigar que unidades de saúde pública e privadas do DF que realizem partos notifiquem a Secretária de Saúde, em até 24 horas, casos de crianças nascidas com fissura labiopalatal, popularmente conhecida como “lábio leporino”.

O secretário se comprometeu a instaurar o procedimento, mediante portaria, mesmo antes da aprovação do projeto. “O tratamento exige um processo longo e complexo, por isso é preciso avisar aos familiares assim que a criança nascer com a abertura, para que se inicie logo o tratamento”, enfatizou o distrital.

O parlamentar também pediu uma previsão para a convocação dos candidatos aprovados no concurso realizado no ano passado para diversos cargos da saúde, entre eles Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar Operacional de Serviços Diversos. O secretário disse que não é possível fazer uma previsão no momento e argumenta que o setor já está no limite da responsabilidade fiscal, o que impossibilita novas nomeações. Entretanto, comunicou que irá repor quando houver vacância ou fim de contratos temporários. “Não posso aumentar a despesa com pessoal, posso no máximo repor. No momento que tiver uma posição concreta irei anunciar”, afirmou Gondim.

Também esteve na pauta da reunião a reforma do pronto-socorro do Hospital Regional de Sobradinho, para o qual o parlamentar destinou emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. O secretário prometeu analisar o caso e afirmou que já está sendo feito um estudo para a reforma de várias unidades de saúde do DF, entre elas o Hospital Regional do Guará.

Ainda na reunião, Chico Leite pediu apoio à campanha da Vara da Infância e Juventude sobre o Programa de Acompanhamento da Gestante que trata adoção de crianças.

Por: Thiago Alves