20.2 C
Distrito Federal
domingo, 29 março, 2020

AS QUENTES DA POLÍTICA DO DF

Sete toneladas de massa asfaltica Na última quinta-feira (20), a cidade de Águas Claras passou por uma grande operação para limpeza e recuperação das vias....
More
    - Publicidade -

    Banco de Alimentos distribui nove toneladas de produtos nesta quinta-feiraoliti

    - Publicidade -


    Semanalmente, 43 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas

     bancoalimentos

    (Brasília – 23/6/2015) – O Banco de Alimentos da Ceasa-DF distribuirá, nesta quinta-feira (25), 14 horas, nove toneladas de produtos para entidades sócio assistenciais. Serão 7,5 toneladas de produtos advindos de eventos do Ballet Bolshoi e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, promovidos pela Secretaria de Cultura, e mais 1,5 tonelada de frango através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

     

    Esses produtos atenderão 60 entidades, que juntas beneficiam mais de nove mil pessoas, mas público assistido pelo Banco de Alimentos da Ceasa é maior. Semanalmente são atendidas 166 entidades sócio assistenciais, como creches, lar de idosos e casas de recuperação, representando 43 mil beneficiários.

    Segundo o presidente da Ceasa-DF, Renato de Lima, o Banco de Alimentos da Ceasa-DF é um instrumento eficaz no combate à fome no DF. “Hoje operamos em um sistema de cooperação entre diversos órgãos do governo de Brasília e do Federal. E assim, conseguimos ser modelo para Ceasas de todo o país”, ressaltou.

    O Banco de Alimentos é administrado pela Ceasa-DF, com a Secretaria de Agricultura e a Emater-DF. Além de contar com a parceria e integração das demais secretarias do governo de Brasília e órgãos federais.

    Entidades

    Todas as entidades participantes devem atender a uma série de critérios, visando a transparência e a credibilidade das ações. Além da documentação, as institucionais não podem ter fins lucrativos e se sujeitam a monitoramento. Outro requisito é a manipulação do alimento na instituição, ou seja, não é permitido a distribuição de produtos in natura para os beneficiários, devendo ser processado e servidos como refeições.

    Além dos servidores da Ceasa-DF, Emater-DF e da Secretaria de Agricultura, o espaço conta com o apoio dos reeducandos da Fundação Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), através do programa Reintegra Cidadão.

    Além da sede na Ceasa-DF, o Banco de Alimentos conta com três Unidades de Recebimento e Distribuição de Alimentos (Urdas), localizadas em Planaltina, Brazlândia e São Sebastião. O objetivo desses pontos é facilitar o acesso dos produtores e das entidades.

    Programas

    PAA Termo de Adesão – Funciona por meio de convênio entre o Governo Federal e o Governo de Brasília. O Ministério de Desenvolvimento Social repassa o recurso para a Secretaria de Agricultura, que compra dos produtores familiares assistidos pela Emater-DF. Os produtos são entregues no Banco de Alimentos da Ceasa-DF que faz o controle e a distribuição para as entidades.

    PAA – Conab – A Conab adquire os produtos diretamente dos produtores e cooperativas, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, e repassa para o Banco de Alimentos, que faz a distribuição para as entidades.

    PDZ (Programa Desperdício Zero) – Neste caso, os produtores e empresários doam os produtos que não têm valor comercial, mas estão próprios para o consumo. Dentre esses, os que estiverem impróprias para o consumo são doadas para produtores que realizam a compostagem, transformando estes resíduos em adubo.

    PDS (Programa de Doações Simultâneas) – Realizado em parceria com os demais órgãos governamentais, que arrecadam alimentos durante campanhas e eventos. Os produtos são repassados para o Banco de Alimentos, que confere a validade dos itens e promove a distribuição às entidades.

    O Banco de Conta tem o controle de todos os produtos que entram e que são distribuídos e realiza, mensalmente, a prestação de contas para todos os programas operados no local. A quantidade recebida por cada entidade varia conforme a quantidade de beneficiários.

    Banco de Alimentos

    Quinta-feira (25/06)

    14 horas

    Ceasa-DF

    Assessoria

    Últimas Notícias

    Dupla é presa após roubo na CAESB em Planaltina

    Dois homens foram presos suspeitos de roubarem servidores da CAESB em Planaltina, às 8h deste sábado (28). A dupla entrou na estação, renderam cinco...

    Ministro da Saúde alerta: “Se a gente sair andando todo mundo de uma vez, vai faltar pro rico, pro pobre”

    Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta reforçou neste sábado (28) a necessidade do isolamento social a fim de impedir o avanço do coronavírus no...

    Após tratativas do governo, Gustavo Aires consegue levar iluminação pública em LED à Samambaia.

    Nesta sexta-feira (27/07), foi dado início a implantação de iluminação de LED pela Companhia Energética de Brasília - CEB, nas faixas de pedestres em...

    Motoristas e cobradores deverão usar máscaras e álcool em gel

    Projeto de lei de autoria do distrital João Cardoso, aprovado na última sessão remota da Câmara Legislativa (quarta-feira, 25/03), torna obrigatório o uso de...

    Ceasa faz campanha para estimular venda por “delivery” de pequenos produtores

    As Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF) lançaram uma campanha em suas redes sociais para promover e divulgar a entrega produtos de hortifrúti...