Semanalmente, 43 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social são beneficiadas

bancoalimentos

(Brasília – 23/6/2015) – O Banco de Alimentos da Ceasa-DF distribuirá, nesta quinta-feira (25), 14 horas, nove toneladas de produtos para entidades sócio assistenciais. Serão 7,5 toneladas de produtos advindos de eventos do Ballet Bolshoi e da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, promovidos pela Secretaria de Cultura, e mais 1,5 tonelada de frango através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Esses produtos atenderão 60 entidades, que juntas beneficiam mais de nove mil pessoas, mas público assistido pelo Banco de Alimentos da Ceasa é maior. Semanalmente são atendidas 166 entidades sócio assistenciais, como creches, lar de idosos e casas de recuperação, representando 43 mil beneficiários.

Segundo o presidente da Ceasa-DF, Renato de Lima, o Banco de Alimentos da Ceasa-DF é um instrumento eficaz no combate à fome no DF. “Hoje operamos em um sistema de cooperação entre diversos órgãos do governo de Brasília e do Federal. E assim, conseguimos ser modelo para Ceasas de todo o país”, ressaltou.

O Banco de Alimentos é administrado pela Ceasa-DF, com a Secretaria de Agricultura e a Emater-DF. Além de contar com a parceria e integração das demais secretarias do governo de Brasília e órgãos federais.

Entidades

Todas as entidades participantes devem atender a uma série de critérios, visando a transparência e a credibilidade das ações. Além da documentação, as institucionais não podem ter fins lucrativos e se sujeitam a monitoramento. Outro requisito é a manipulação do alimento na instituição, ou seja, não é permitido a distribuição de produtos in natura para os beneficiários, devendo ser processado e servidos como refeições.

Além dos servidores da Ceasa-DF, Emater-DF e da Secretaria de Agricultura, o espaço conta com o apoio dos reeducandos da Fundação Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), através do programa Reintegra Cidadão.

Além da sede na Ceasa-DF, o Banco de Alimentos conta com três Unidades de Recebimento e Distribuição de Alimentos (Urdas), localizadas em Planaltina, Brazlândia e São Sebastião. O objetivo desses pontos é facilitar o acesso dos produtores e das entidades.

Programas

PAA Termo de Adesão – Funciona por meio de convênio entre o Governo Federal e o Governo de Brasília. O Ministério de Desenvolvimento Social repassa o recurso para a Secretaria de Agricultura, que compra dos produtores familiares assistidos pela Emater-DF. Os produtos são entregues no Banco de Alimentos da Ceasa-DF que faz o controle e a distribuição para as entidades.

PAA – Conab – A Conab adquire os produtos diretamente dos produtores e cooperativas, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, e repassa para o Banco de Alimentos, que faz a distribuição para as entidades.

PDZ (Programa Desperdício Zero) – Neste caso, os produtores e empresários doam os produtos que não têm valor comercial, mas estão próprios para o consumo. Dentre esses, os que estiverem impróprias para o consumo são doadas para produtores que realizam a compostagem, transformando estes resíduos em adubo.

PDS (Programa de Doações Simultâneas) – Realizado em parceria com os demais órgãos governamentais, que arrecadam alimentos durante campanhas e eventos. Os produtos são repassados para o Banco de Alimentos, que confere a validade dos itens e promove a distribuição às entidades.

O Banco de Conta tem o controle de todos os produtos que entram e que são distribuídos e realiza, mensalmente, a prestação de contas para todos os programas operados no local. A quantidade recebida por cada entidade varia conforme a quantidade de beneficiários.

Banco de Alimentos

Quinta-feira (25/06)

14 horas

Ceasa-DF

Assessoria