As mulheres estão cada dia mais vulneráveis a violência e feminicídio, que aumentam no DF e no Brasil. Para não ficar apenas na dependência das ações do governo e suas ferramentas públicas, mulheres procuram métodos de auto defesa nas aulas de defesa pessoal. 

As técnicas podem salvar vítimas em situações de risco como violência doméstica, estupro, assédio em transporte público, importunação sexual, entre outras. E como você pode reagir no momento da agressão? Usar os joelhos, cotovelos, gritar, tomar cuidado com os ataques por trás, por exemplo, são técnicas ensinadas nas aulas de defesa pessoal que ajudam a ter reflexos e agir.
 
 Partimos para o 30° sepultamento de vítima de feminicídio no Distrito Federal, o que assusta qualquer mulher pelo simples fato de não ver a redução de crimes, mesmo com leis e tentativas de implementação de políticas públicas, campanhas publicitárias do Governo e da cobertura e apoio da mídia. 
 
Apesar do feminicídio ser um fator social e de cultura machista, que também precisa ser trabalhada por toda sociedade, a falta de ocorrências policiais levam o agressor de violência doméstica ao ápice da loucura, levando à morte da mulher que, muitas vezes, não tinha como se defender no momento da agressão.
 
 Então nos resta pensar em opções que possam nos dar condições de, pelo menos, reagir momentaneamente na hora da violência. Aulas de defesa pessoal já são frequentadas por mulheres do DF, mas ainda assim não chegaram à grande população feminina do DF.
 
  USO DO GÁS DE PIMENTA: UMA OPÇÃO A VISTA  
 
 E por que não regulamentar e incentivar o uso do gás de pimenta por mulheres que se acham preparadas para usá-lo? O gás de pimenta em um momento de tentativa de estupro ou agressão pode fazer a vítima ganhar tempo e gritar por socorro. Que mulher recusaria colocar um gás de pimenta como mais um acessório na sua bolsa? Com o spray, a mulher vai apontar na região do rosto da pessoa e isso vai causar ardência e pânico. Não se assuste, o spray não leva a morte, mas pode salvar vidas se quem estiver portando souber usá-lo devidamente.
 
  
  O gás de pimenta pode ser usado por pessoas maiores de 21 anos. “A aprovação da lei do spray de pimenta já garante, pelo menos, o acesso a um spray de pimenta para defesa pessoal. Principalmente às mulheres e aos idosos.” Parado na CCJ o Projeto de Lei n° 7.785/2014 do deputado Onyx Lorenzoni que prevê o uso e a comercialização dele no território Brasileiro. A justificativa do PL é a defesa pessoal por meio do uso de gás ou spray de pimenta, para mulheres, idosos e qualquer pessoa que se sinta em situação de risco, usando o spray que causa cegueira temporária a vítima pode conseguir sair do agressor, em caso de risco.
 
  O SPRAY DE GENGIBRE ESTÁ LIBERADO NO MERCADO BRASILEIRO  
 
 Diferentemente do Spray de Pimenta que tem venda proibida ao público civil, uma empresa brasileira com tecnologia nacional lançou no Brasil, o spray de gengibre, que tem a mesma sensação de ardência do de pimenta. Após perder a visão e ficar imobilizado, o agressor que recebe no rosto o spray de gengibre, passa de 15 a 20 minutos sem enxergar, possibilitando a fuga da vítima. Vários testes foram feitos por especialistas de segurança pública e defesa pessoal, comprovando a eficiência do spray de gengibre, disponível em sites de compras custando aproximadamente R$ 100,00.  
 
Cris Oliveira