Os conselhos dos Direitos Humanos das Pessoas LGBTQIA+ terão atuação integrada em todo o país a partir desta terça-feira (5). Uma resolução publicada no Diário Oficial da União cria a Rede Nacional de Conselhos dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
A finalidade da rede é promover o fortalecimento e a cooperação entre os conselhos estaduais, distrital e municipais.
Compete à Rede Nacional de Conselhos dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+:
- aprovar o regimento interno;
- consolidar diagnósticos e demandas de diferentes níveis da Federação;
- promover reuniões integradas para discussão;
- apoiar processos de criação de conselhos;
- encaminhar ao Conselho Nacional temáticas que demandem deliberação;
- elaborar relatórios periódicos;
- monitorar a implementação da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+;
- contribuir com a realização das conferências nacionais.
A Rede Nacional de Conselhos dos Direitos das Pessoas poderá instituir fóruns temáticos, de caráter permanente ou temporário, conforme a necessidade.
Além disso, a atuação da Rede de Conselhos dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ observará os princípios da gestão democrática, da participação social, dos direitos humanos e do respeito à diversidade sexual e de gênero.
- Censo da população em situação de rua será realizado em cinco capitais brasileiras
- Pajubá, antes estigmatizado, preserva a memória da resistência LGBTQIA+
- Tratamento de esgoto beneficiará 270 mil moradores da Baixada Fluminense
- Muçulmanas enfrentam islamofobia na internet e nas ruas no Brasil
- Denúncias de violência digital contra mulheres aumentam 188% em um ano
Fonte: Agência Brasil
