O prazo para o alistamento é até 30 de junho deste ano

alistamento militar

(Brasília, 15/1/2016) – A Junta de Serviço Militar 353 (JSM) da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (SEJUS) convoca jovens, residentes nas regiões administrativas do Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e do Setor Militar Urbano a realizarem o alistamento militar de 2016. A inscrição deve ser realizada até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos. Em 2016, a data limite é 30 de junho.

O alistamento é um ato obrigatório a todo jovem brasileiro do sexo masculino. As mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório, na forma prevista pela Constituição, mas podem ingressar nas Forças Armadas mediante concurso público.

Ao se dirigir a uma Junta de Serviço Militar, o jovem deverá estar munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original; Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para os brasileiros naturalizados ou por opção); Registro de Emancipação (no caso dos índios); 2 fotos 3×4 (sem data e recente) e comprovante de residência (conta de luz ou água).

Após o alistamento, a data de retorno do brasileiro à Junta de Serviço Militar será anotada ou anexada no verso do Certificado de Alistamento Militar (CAM), para que o alistado se apresente para a seleção geral ou dispensa do Serviço Militar. As etapas do processo são o alistamento, seleção (aspectos físico, cultural, psicológico e moral), distribuição (encaminhado à Marinha, Exército ou Aeronáutica) e a incorporação (ingresso nas Forças Armadas).

Sem o alistamento militar

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar. Nesse caso, o cidadão não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Serviço

Junta de Serviço Militar 353

Endereço: Secretaria de Justiça e Cidadania do DF

SAIN – Estação Rodoferroviária –  Próximo ao Shopping Popular

2104 -1843/ 2104-1848

Atendimento da 2ª a 6ª, das 9h às 17h