Para evitar a proliferação do mosquito Aedys Aegypti, o Governo do Distrito Federal já tem o calendário de atuação nas cidades. A Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros aplicarão novas técnicas para tentar controlar a doença. As áreas mais críticas são: Gama, Santa Maria e Sobradinho II.

A chuva é um dos fatores determinantes para a proliferação do mosquito, por isso a população precisa tomar algumas medidas contra poças de água parada e lixo jogados em quintais. Em 2019 a Secretaria de Saúde montou tendas de atendimento que ajudaram no atendimento de pacientes com dengue, agora, o governador Ibaneis  decretou estado de emergência no DF por causa do crescimento dos casos.

Arruda com Dengue:

Na tarde desta segunda-feira (27), o ex-governador Arruda foi internado com dengue. A deputada federal Flávia Arruda chegou a oficiar o Ministro da Saúde em 2019, mas não obteve resposta. A deputada chegou a pedir uma audiência para levar o caso do crescimento da Dengue no DF para o Ministro Henrique Mandetta.

Ação Integrada do GDF:

O GDF terá ações integradas do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária denominada TODOS CONTRA A DENGUE, onde as Cidades receberão equipes para inspeções domiciliares, com tratamento de biólogos e instalação de armadilhas, além da distribuições de folhetos que irão orientar a população no combate à dengue. No dia 1º de fevereiro, a Ação acontecerá em Samambaia, Taguatinga, Pôr do Sol, Sol Nascente e Brazlândia.

Contratação de Agentes de Saúde pelo IGES-DF:

Presidente do Iges-DF, Francisco Araújo informou a Agência Brasília  que o instituto esta a disposição para fazer a seleção para contratação dos agentes de saúde que poderão atuar nesse período crítico de combate ao mosquito, conforme permite o decreto.

 

Cris Oliveira.