chico leite

Durante realização de debate no plenário da Câmara, o parlamentar cobrou maior fiscalização do GDF para com os serviços que são prestados pelas empresas responsáveis pelo transporte público na cidade

A Câmara Legislativa realizou, nesta quinta-feira (24), comissão geral para debater o aumento nas passagens de ônibus pelo Governo do Distrito Federal. Durante o evento, o deputado Chico Leite questionou o secretário de Mobilidade, Carlos Tomé, sobre a chamada tarifa técnica, ou seja, o repasse que é feito pelo governo às empresas responsáveis pelo transporte público no DF. “Eu preciso indagar das autoridades sobre como é feita a relação entre a tarifa técnica e a qualidade do serviço. Porque, quanto maior é a tarifa técnica, pior tem ficado o serviço”, questionou.

Chico Leite pediu que o secretário dê claras explicações à população sobre como o GDF têm fiscalizado a qualidade do serviço. De acordo com o parlamentar, é necessário que o governo faça uma avaliação de diversos itens que constantemente estão nas reclamações feitas pelos usuários do transporte. Nós temos fiscalização suficiente para o sistema? Estamos verificando a idade real desses ônibus? Temos estrutura suficiente para fazer essa avaliação?

O distrital anunciou que vai encaminhar um requerimento de realização de um debate com a participação da população para tratar especificamente sobre a tarifa técnica. “Precisamos saber detalhadamente como é feito esse processo. É necessário abrir a caixa-preta da tarifa técnica, porque, se o usuário está perdendo tanto, com certeza alguém está ganhando”, explicou Chico Leite.

Ainda durante o evento, Chico Leite criticou o aumento nas tarifas e defendeu a importância da tarifa zero, que atualmente é concedida a idosos e estudantes. “Esse pacote apresentado pelo GDF, mesmo com todas as justificativas, é perverso com os usuários do transporte coletivo. Sou a favor da tarifa zero e lutarei por toda minha vida por isso. Porque entendo que isso é investimento, não custo”, ressaltou.

Por: Thiago Alves\Site Chico Leite
Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. Por favor leia nossa Política de comentários antes de comentar.