A pesquisadora sobre o autismo Aneida Fulsang fará uma palestra no dia 5 de dezembro, às 14h, no edifício do Interlegis do Senado Federal. No mesmo dia, lançará o livro “Autismo – Aprendendo a Aprender com Ajner”, no Pátio Brasil, às 19 horas. A obra é a primeira de uma série que relata a experiência e os avanços do tratamento do seu filho Ejner de 12 anos, autista com severidade nível 3 não verbal.

Desde o diagnóstico dele, Aneida iniciou suas pesquisas sobre o transtorno e tornou-se referência para mães e pais aflitos que buscam informações em sua página no Facebook “Autismo: aprendendo a aprender com Ejner”, que tem mais de 200 mil seguidores.

O livro “Autismo: Aprendendo a Aprender com Ejner” é uma viagem para quem excursiona pela realidade do espectro autista – seja por uma relação familiar ou profissional – através de experiências cheias de amor e competência teórica. O livro discute o autismo e os métodos de tratamento para ajudar famílias, profissionais e a sociedade em geral a entender e melhorar a qualidade de vida de seu portador, trazendo à tona, algumas desordens sensoriais típicas do autista e os meios de diminuí-las.

A publicação foi ilustrada pelo design gráfico potiguar Lyo Lima, que registra situações cotidianas de Ejner, com destaque para os problemas sensoriais enfrentados com frequência. Mostra também como os seus familiares atuam no sentido de minimizar a sobrecarga de estímulos, tornando a experiência mais inclusiva.

“O conteúdo, colocado de forma clara, prazerosa e didática, contém informações muito úteis sobre as alterações sensoriais presentes na maioria das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ilustrações são belíssimas. A leitura dará um conhecimento que ajudará na compreensão de muitos comportamentos aparentemente espontâneos que observamos nestas pessoas. Estou aguardando o segundo volume”, disse o doutor José Salomão Schwartzman, referência no Brasil na área da neurologia da infância e adolescência.

O lançamento da obra no Brasil começou por Natal e seguiu por Maceió e Aracaju. Dia 01/12, será a vez de Joinville (SC). Já em Brasília, a pesquisadora tem compromissos agendados para 5 de dezembro. No dia 8, será a vez de São Paulo.

“Há dois anos, visitando minha família no Brasil, conheci algumas mães de crianças especiais que buscavam compreender o comportamento do meu filho Ejner, ao mesmo tempo em que demonstravam ter sede de entender seus filhos e ajudá-los a se desenvolver dentro de suas limitações. Neste livro compartilho o dia a dia do meu garoto, suas dificuldades e avanços, como sente, reage e vê o mundo. Ele tem me ensinado as mais variadas formas de amor, muito além das palavras”.

Sobre a autora

Aneida Fulsang nasceu em Patos (PB) e mora há mais de 15 anos nos Estados Unidos, onde é casada com Eric. É mãe de Eric Jr, Ejner e Ejvin. Profissional do Comércio Exterior, ela atuava como fashion designer até o diagnóstico de autismo severo de Ejner, que a levou a pesquisar e fazer análise do comportamento. Como uma boa nordestina, não esmoreceu ante as adversidades e, dentre tantos desafios que lhes foram impostos, criou o programa individual do filho, intitulado ejer4autism.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma patologia que vem despertando a curiosidade de muitos estudiosos da área de desenvolvimento e aprendizagem. Atingindo 1% da população mundial, esta condição é uma disfunção sensorial que afeta a forma como o sujeito percebe o mundo e seus estímulos, comprometendo a interação social, a comunicação e, por conseguinte, todas as interrelações que são impostas a qualquer ser humano em suas mais diversas nuances.

Apesar de afetar a condição neurológica de seu portador, este transtorno ainda tem causas e diagnóstico bem obscuros, constituindo-se em uma sentença bastante cruel para aqueles que precisam se deparar com esta realidade. Felizmente, há aqueles que, diante de ações bem sucedidas se importam em compartilhar e assim abreviar este percurso cheio de dúvidas e sofrimentos.

Vídeo tema da palestra Percepção Sensorial – http://bit.ly/2PXGDtr

O livro está disponível para venda no site: https://ejner-autismo.lojaintegrada.com.br/

Informações:

www.ejner4autism.com

Facebook: Autismo – Aprendendo a Aprender com Ejner: https://www.facebook.com/ejner4autism/

YouTube: Ejner Autismo

Serviço e Contato:

Ana Paula Ferrari (assessoria de imprensa)

Whatsapp- 62-8117-8865

Agenda de Brasília

Palestra

Local/ Data : Edifício do Interlegis do Senado Federal – Dia 5/12 (Quarta-Feira) às 14h

Lançamento do Livro

Local/Data : Pátio Brasil

Dia 5/12 (Quarta-Feira) às 19h