O ex-senador e ex-governador do Distrito Federal Joaquim Domingos Roriz, falecido em 2018, será homenageado em sessão especial do Plenário na próxima sexta-feira (27), às 14h. O requerimento é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Para o parlamentar, Roriz marcou a história da Capital ao criar programas como o “Cheque Cidadão”, o “Pão e Leite” e os restaurantes comunitários. “Após quatro mandatos como governador do Distrito Federal, e tendo sido eleito em 2006 para representar, como senador, os cidadãos da Capital Federal, Joaquim Roriz foi, inegavelmente, o maior nome da política do Distrito Federal e, sem sombra de dúvidas, um dos maiores da mais recente era democrática do Brasil”, ressaltou Izalci.

Joaquim Roriz foi o primeiro governador eleito da história do Distrito Federal. Antes, atuou como ministro da Agricultura no Governo Collor, vereador, deputado estadual, deputado federal e vice-governador, no estado de Goiás.

Em 2006, foi eleito senador pelo DF, cargo ao qual renunciou em 2007 após denúncias de suposta participação em desvio de dinheiro público. Nascido em Luziânia (GO), Roriz faleceu no dia 27 de setembro de 2018, aos 82 anos, após choque séptico decorrente de complicações de infecção pulmonar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado