mpmulher

Raquel Elias Ferreira Dodge é a primeira mulher a comandar a Procuradoria Geral da República. A indicação do presidente Michel Temer foi confirmada hoje em sabatina realizada pelo Senado Federal.

Com a confirmação da procuradora, somam um quarteto de mulheres que comanda as quatro altas instituições do sistema judiciário brasileiro: a ministra Carmem Lúcia, no Supremo Tribunal Federal, a ministra Laurita Vaz, presidindo o Superior Tribunal de Justiça, e a ministra Grace Mendonça à frente da Advocacia-Geral da União.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, Fátima Pelaes, “a aprovação de Raquel Dodge para o topo da carreira no Ministério Público Federal é um marco muito significativo para o movimento de mulheres, que busca o equilíbrio de gênero na ocupação dos espaços de poder e decisão, no exercício de direitos e cidadania”.
Raquel Dodge substituirá o atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cujo mandato termina em setembro. Mestre em Direito pela Universidade de Harvard e integrante do Ministério Público Federal há 30 anos, Raquel Dodge é subprocuradora-geral da República e atua em matéria criminal no Superior Tribunal de Justiça.
Pelo terceiro biênio consecutivo, ela ocupa uma cadeira do Conselho Superior do Ministério Público. A possível futura procuradora-geral da República foi procuradora federal dos Direitos do Cidadão Adjunta e auxiliou a redação do 1° Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil.

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil