Neste domingo, dia 08, Brasília receberá o Natal Sempre Monumental. Um evento inédito, no coração da capital Federal, que contará com uma estrutura nunca antes vista na cidade. Idealizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a Torre de TV de Brasília será o palco de uma iluminação cenográfica especial de alta definição. Com uma estrutura de mais de 200 metros de altura, a Torre receberá uma projeção de luzes que dará a impressão de uma árvore de natal gigantesca. Além disso, a cenografia contará com grandes bolas decoradas com temas natalinos, distribuídas aos pés da torre. O lançamento oficial será neste domingo (8), às 19h, na Torre de TV. O show de luzes será sempre acompanhado por uma trilha sonora feita exclusivamente para a atração. A árvore permanecerá acesa diariamente, das 19h à 1h, entre 8 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, Dia de Reis.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que esse projeto está sendo elaborado por meio da Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade da instituição há três anos. “Esse é um trabalho desenvolvido pelo setor produtivo para Brasília”, diz. “E o nosso maior presente é proporcionar esse espetáculo justamente quando a capital da República está prestes a completar 60 anos de existência. Mostrando assim, a magnitude que a nossa cidade, o nosso povo, e a nossa história representam”, ressalta Francisco Maia. A iniciativa vai gerar mais de 750 empregos diretos na cidade.

O diretor artístico do evento, Abel Gomes, ressalta que depois de criar árvores emblemáticas em diversas cidades, como todas as edições da árvore da Lagoa, no Rio de Janeiro, a de Brasília será um ponto turístico especial, com muita luz e tecnologia. “Faremos na emblemática Torre de TV, no Eixo Monumental, a maior árvore de Natal do Brasil. Será inesquecível”, afirma o cenógrafo, que também assinou árvores do Ibirapuera, em São Paulo, Portugal, México, Romênia, Hungria e Polônia.

Festa de abertura

O lançamento, neste domingo (8), contará com uma megaprodução para apresentar o Natal Sempre Monumental, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, com regência do maestro Claudio Cohen. A orquestra será acompanhada por um ballet, liderado pela primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Claudia Mota, e pelo primeiro bailarino do Teatro Colón (Buenos Aires/AR), Federico Fernandez. Para o público visualizar toda a beleza dos números de dança, o piso do palco terá uma inclinação de quatro graus, como acontece no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além disso, a cantora sertaneja Naiara Azevedo fará uma apresentação totalmente gratuita.

Às 20h, a Torre de TV se transformará na maior árvore de Natal do Brasil e será iluminada com mais de 200 refletores moving lights e mais de 300 refletores de LED multicoloridos. Para içar os equipamentos, foram necessários mais de 1 quilômetro de cabos e algumas centenas de polias, além de uma equipe de mais de 20 pessoas entre alpinistas e técnicos. A fonte luminosa será revitalizada, trazendo de volta para a cidade o show de águas e luzes.
Além disso, um show pirotécnico está sendo especialmente produzido para encantar as mais de 30 mil pessoas que são esperadas no evento. A produção e criação são da SRCOM, agência de brand experience com mais de 30 anos de mercado, por trás de projetos como as cerimônias Olímpicas e Paralímpicas Rio 2016, e mais de doze anos de Réveillon de Copacabana, entre outros.

Patrocinadores

O Natal Sempre Monumental é Apresentado por Ministério da Cidadania, Caixa Seguradora e BRB, com Patrocínio da BRBCARD, Financeira BRB, e Terracap. O apoio é do Sesc-DF e da CEB. A realização é da Fecomércio-DF e do Governo do Distrito Federal. A produção e criação são da SRCOM. O apoio de divulgação é da Globo.

Serviço:

19h – Apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.

20h às 22h – Acendimento da Torre de TV e Fonte Luminosa com show pirotécnico, seguido da apresentação de Naiara Azevedo.

Assessoria de Comunicação
Fecomércio-DF
Daniel Alcântara
Fabíola Souza
(61) 3038-7525
(61) 99987-7747

Assessoria SRCOM (Produção)
MNiemeyer
Adriano Meirelles – (21) 99159-7557
Flávia Motta – (21) 99477-8013