A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) reafirma seu compromisso com a saúde integral de gestantes e crianças menores de 2 anos em todo o estado. Na última sexta-feira (08/05), ocorreu a segunda edição da Caravana Rede Nascer em Goiás, que faz parte do 2º Simpósio Goiano de Imunização.
O evento contou com a participação de médicos da Atenção Primária, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde que atuam nas redes públicas estadual e municipal dos 55 municípios da Macrorregião Centro-Sudeste.
As palestras abordaram temas fundamentais como protocolos materno-infantis, hemorragias, diabetes, sífilis, hipertensão e a tecnologia utilizada no Programa Rede Nascer. A superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital, Luiselena Luna Esmeraldo, destacou a relevância da apresentação das ferramentas digitais do programa para os participantes.
“Estamos apresentando aos profissionais a Rede Nascer Digital, com o uso do WhatsApp, do call center e o papel das madrinhas. Nosso objetivo é que eles ampliem o alcance do programa, levando essas informações aos municípios e às gestantes”, pontuou.
A coordenadora de Ciclos de Vida e Violências da SES, Lígia Fonseca, enfatizou o caráter informativo e humanizado da iniciativa.
- Técnica de enfermagem é detida por fraude com dados hospitalares utilizando PIX
- Unidade Móvel PET do Senac Goiás realiza ações no Shopping Cerrado até 21 de julho
- UEG marca presença na 23ª Agro Centro-Oeste Familiar
- Prevenção ao assédio moral e sexual é abordada em evento da CGE
- Campanha Aquecendo Vidas distribui 88 mil cobertores em nova onda de frio
“O objetivo é levar aos profissionais todas as informações da Rede Nascer e, ao mesmo tempo, alcançar as gestantes de cada município, garantindo que todas tenham acesso a um atendimento humanizado junto às madrinhas”, destacou.
O evento também integrou o 2º Simpósio Goiano de Imunização, ressaltando a importância das vacinas no cuidado com mães e crianças nos primeiros anos de vida. A coordenadora de Ações e Imunização da SES, Alessandra Santana, sublinhou o papel estratégico da imunização.
“Este é um momento importante de diálogo e fortalecimento do cuidado materno-infantil. A imunização é estratégica e essencial: as vacinas protegem mães e bebês, e é fundamental que os profissionais estejam atualizados para garantir esse cuidado”, afirmou.
Serão realizadas cinco edições da Caravana, abrangendo as sedes de cada macrorregional de saúde. A próxima edição da Caravana Rede Nascer, juntamente com o 2º Simpósio de Imunização, ocorrerá no dia 13 de maio, em Rio Verde, atendendo à Macrorregião Sudoeste.
Fonte: Agência Goiás de Notícias
