Depois de reunir mais de 600 mulheres da capital e entorno no lançamento do PL Mulher DF, a presidente do partido na capital, deputada federal Flávia Arruda, vai participar do movimento de incentivo à participação das mulheres na política em Tocantins.

Enquanto o congresso debate possíveis mudanças nas cotas de mulheres nas eleições, o Partido Liberal tem investido em ampliar essa atuação feminina ativa. O objetivo é ir além de atrair filiadas, mas capacitar as mulheres de forma constante, afirma Flávia Arruda que tem participado dos debates em torno do tema.

“É preciso lutar pela nossa garantia do direito de voz na política. Mas só vamos conseguir equidade no espaço de poder fortalecendo essa rede de mulheres. Como partido, temos o compromisso de dar as ferramentas para que essas lideranças se desenvolvam e, como mulheres, temos o dever de nos apoiar e impulsionar a conquistar ainda mais”, declarou Flávia Arruda.

O lançamento do PL Mulher em Tocantins acontece no dia 22 de novembro, em Palmas.

Disparidade

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o número de mulheres eleitas em 2018 cresceu 52% em relação a 2014. Ao todo 290 mulheres foram eleitas no país, o que representa apenas 16,2% do total de eleitos.

Na Câmara dos Deputados a bancada feminina tem 77 parlamentares entre o total dos 513 deputados federais. O Distrito Federal é proporcionalmente a bancada com maior representatividade feminina. Dos oito deputados, cinco são mulheres.

Fonte: Assessoria