consumers

 A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap/DF), em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor do DF (Procon/DF) — ambos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus/DF) —, participará do 20º Congresso Mundial da Consumers International, no Centro Internacional de Convenções de Brasilia (CICB). O evento, entre os dias 18 e 20 de novembro, contará com a participação de representantes de mais de 120 países.

A Funap é convidada ilustre nesta edição. Com 28 anos de atuação, esta é a primeira vez que a Fundação participa de um evento internacional, no qual tem a chance de expor os produtos feitos pelos reeducandos do Complexo Penitenciário do Distrito Federal (PAPUDA).

A diretora executiva, Francisca Aires, ressalta que o congresso é uma boa oportunidade para a instituição mostrar o trabalho de ressocialização para o mundo inteiro, “Tivemos a oportunidade de participar de um evento como este e não pensamos duas vezes. Colocaremos à mostra nossos materiais e explicaremos o real trabalho que é executado para ressocializar nossos reeducandos. É a Funap em prol do trabalho, da educação e da cidadania”, conclui.

O Congresso Mundial ocorre a cada quatro anos e já foi realizado em diversas cidades pelo mundo. Este ano, o evento acontece em Brasília e reunirá membros da Consumers International e convidados para discutirem temas de impacto mundial nas relações de consumo. Entre os assuntos, ganha destaque ‘o empoderamento do consumidor’. A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) é a correalizadora do evento e coordenará debates sobre a atualização do Código de Defesa do Consumidor, as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) e o site Consumidor.gov.br.

A secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, afirmou que o Brasil é uma referência na proteção do consumidor em âmbito internacional, e que esta é uma das razões para a escolha do país como sede do congresso.

“O evento é uma plataforma para vários membros da Consumers International moldarem a futura agenda para ação global de proteção aos consumidores e inspirarem campanhas internacionais. O Brasil foi escolhido para sediar o congresso por ser uma referência na proteção do consumidor em âmbito internacional. São 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, uma lei que serviu de exemplo para outros países”, concluiu a secretária.

A Consumers International é uma organização internacional, fundada em 1960, que reúne membros associados para atuar globalmente em favor dos consumidores. Além de manter integrado um Sistema Nacional de Defesa do Consumidor que conta com 800 Procons, a Defensoria Pública, o Ministério Público e as Entidades Civis de Defesa do Consumidor.

Fonte: Assessoria FUNAP