Por Mais mulheres no poder
Parlamentares do Senado e da Câmara dos Deputados estiveram reunidos para discutir formas de ampliar a participação da mulher na política.
Baixa representatividade
A baixa representatividade das mulheres nas eleições de 2018 constituiu no Poder apenas 15% da Câmara dos Deputados, 13% no Senado e na Câmara Legislativa do Distrito Federal, apenas três mulheres foram eleitas.
Machismo eleitoral existe?
Para se ter ideia do machismo eleitoral que precisa ser trabalhado no DF, em oito legislaturas da Câmara Legislativa tivemos 21 mulheres eleitas e 171 homens. Desproporcional, porém, comemorado com uma galeria de fotos das 21 parlamentares eleitas na história do Legislativo do DF.
A treta de Roosevelt e Hermeto
As intrigas dos deputados distritais Hermeto e Roosevelt Vilela sempre ficaram concentradas entre os militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Com a campanha chegando, as tretas entre os parlamentares estão ganhando novos espaços e as equipes deverão dar o que falar durante as eleições.
Administrador tenta barrar o deputado Roosevelt em pleno espaço público
Não se pode mais usar a quadra de esportes da Candangolândia. Durante um evento no local, o deputado distrital Roosevelt foi hostilizado pelo Administrador da Cidade Pablo Valente e comissionados da Administração, indicados pelo deputado distrital Hermeto. Mas a população que estava no local reagiu e o Administrador foi vaiado. Que coisa feia!
Reguffe e sua indecisão
O senador Antônio Reguffe é considerado o candidato mais indeciso. Em todas as eleições que participa, Reguffe tem a estratégia de não falar o cargo que irá concorrer. Estratégia ou não, o senador passa aos eleitores que não está preparado, porque a insegurança gera desconfiança no eleitorado. Quem não sabe o que quer ser, não sabe o que fazer caso chegue a ocupar sabe-se lá que cargo.
Fora da caixinha
Em plena euforia do União Brasil com o lançamento do candidato a presidente Luciano Bivar, o senador Reguffe, filiado ao União Brasil, postou em sua rede social uma foto enaltecendo sua amizade com Simone Tebet, candidata à Presidência da República pelo MDB. Mais uma vez ninguém entendeu a insegurança de Reguffe em relação à campanha do candidato a presidenciável do seu partido.
Que tipo de político você vai eleger?
A campanha já está na rua mesmo antes do tempo e já podemos identificar o comportamento de alguns políticos na corrida eleitoral. Você votaria no político covardão? Aquele que usa as peças da sua equipe para correção, coloca um contra o outro, mas não tem coragem de falar abertamente o que o está desagradando?
Ele seria o político capivara?
A capivara é o grande roedor. Na política não é diferente do mundo ecológico. Já temos candidatos que roeram os cofres públicos e agora desfilam com sorriso no rosto, mesmo sendo réu por corrupção, pedindo voto.
Cris Oliveira