A Câmara Legislativa do Distrito Federal, realizou na sexta-feira (01), sessão solene para entrega do Selo Empresa Amiga da Primeira Infância a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), primeira empresa a receber a distinção, no Distrito Federal. A deputada Júlia Lucy (NOVO), presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância e Procuradora Especial da Mulher abriu a sessão mostrando a importância de o Legislativo promover ações que garantam não só o presente, mas também um futuro, das crianças, em igualdade de condições. O projeto tem como foco principal, estimular o trabalho conjunto entre empresas e setor público, acentuou a autora da proposta, que já nasce com apoio de parlamentares, autoridades, empresários e lideranças que destacam o trabalho em favor das mães, das crianças, enfim, das famílias, no momento em que as dificuldades se avolumam e as autoridades procuram buscar soluções para o emaranhado de problemas que envolvem as famílias, principalmente, as mães que tem que escolher entre trabalhar ou cuidar dos filhos.

Segundo a deputada Júlia Lucy, as empresas que se preocupam da relação com seus funcionários e suas famílias, nesta área, saem na frente e dão o exemplo, como vem fazendo a Codevasf. A parlamentar destacou que para cada porte de empresas podem ser oferecidas condições para melhorar a relação com seus empregados e famílias. “Às vezes coisas muito simples possibilitam esse estreitamento dos laços familiares”.

Júlia Lucy mostrou uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que identifica que as mulheres, às vezes, não são contratadas pelos empregadores porque o empregador tem medo que elas fiquem grávidas e o trabalho seja prejudicado. Assinalou que, “para cada porte de empresa, existem possibilidades de elas poderem oferecer melhores condições de trabalho que aproximem as famílias”. A parlamentar afirma que “é preciso, de alguma forma, mudar essa legislação”.

O Diretor da área de Gestão, Empreendimento e Irrigação da Codevasf, Luiz Napoleão Arnaldo Neto, representando o presidente da companhia, Marcelo Moreira, disse que “a Codevasf atua hoje em 11 estados da federação, e os projetos de irrigação passam a ser hoje, uma marca dentro da companhia, ficamos lisonjeados e nos mostra também o quanto ainda temos por fazer nessa área”, disse ao receber o prêmio.

Participaram da homenagem, além dos dirigentes da Companhia do Vale do São Francisco, representantes de diversos ministros de Estado, GDF,e lideranças das diversas áreas.

Os Bombeiros Mirins da Estrutural deram um ar cívico à solenidade cantando o Hino Nacional, e com charme, animando a sessão solene. A deputada Júlia Lucy festejada pelas crianças da Estrutural.

Fonte: Blog Edgar Lisboa, com informações da Ascom/Deputada Distrital Júlia Lucy