ccj-2010

(Foto: David Pena,escrito por Bianca Lima)

A inclusão do ensino da música no currículo da educação básica foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta terça-feira (20). O deputado Bispo Renato (PR), autor do projeto (PL nº 95/2015), enfatiza que o objetivo “não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade e a sensibilidade musical” dos alunos.

O projeto dá preferência à Música Popular Brasileira. O parlamentar argumenta que a intenção é “valorizar a MPB como forma de incentivar a cultura brasileira”. A proposta discrimina ainda que as aulas de música devem ser ministradas por professores com licenciatura de graduação plena, sendo também admitida a atuação dos professores com formação de nível médio com habilidade musical.

Favorável à proposta, o relator da matéria na CCJ, deputado Robério Negreiros (PMDB), salientou que a disciplina trabalha a motricidade dos estudantes. A deputada Sandra Faraj (SD), que presidiu a reunião, disse que o ensino da música é “uma oportunidade de desenvolvimento de novas habilidades”.

Fonte: CLDF