A estratégia de atuação das forças de segurança surtiu efeito positivo nos eventos de pré-carnaval no último final de semana. A atuação integrada, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), norteou as ações.

Os eventos foram monitorados pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da SSP/DF, em tempo real, com auxílio de câmeras de videomonitoramento. O Centro reúne 21 instituições do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas, em tempo real e de forma ininterrupta, para segurança, mobilidade, saúde, prestação de serviço público e fiscalização.

“Empregamos nossas forças de Segurança em operações de prevenção de ocorrências nas proximidades dos blocos em todo DF. As ações continuarão por todo o carnaval abrangendo linhas de revistas, apreensões de armas brancas e monitoramento em tempo real em nosso Centro Integrado de Operações de Brasília. Intensificamos o efetivo e o planejamento tático para que o cidadão tenha um carnaval tranquilo de paz e respeito”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Anderson Torres.

Policiais militares realizaram abordagens como parte das ações preventivas. Além das linhas de revistas, os militares atuaram dentro dos blocos carnavalescos. No sábado (15) e no domingo (16), 1,8 mil policiais atuaram nas ações da corporação. Durante as abordagens foram apreendidas 50 armas brancas.

Equipes especializadas deram suporte às ações, como Cavalaria, Batalhão de Trânsito, motopatrulhamento e Batalhão de Operações Aéreas (BAVOP) e de Cães (BPCães), Rotam e Choque.

A corporação também montou uma estrutura no estacionamento da Torre de TV.  O local funcionou como ponto de apoio e de revista aos foliões.

O efetivo nas delegacias foi reforçado, principalmente na área central, que concentrou a maior parte dos eventos. Houve reforço também na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacias da Criança e do Adolescente I e II.

Foram registradas 47 furtos de celulares, o que reforça a orientação da Segurança Pública dos cuidados com este objeto. Além disso, também foram registradas 13 ocorrências de uso e porte de drogas, nove furtos diversos, três ocorrências por desacato, entre outras, de um total de 105 no geral.

O Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal (CBMDF) não realizou atendimentos relacionados aos eventos de pré-carnaval. Pois, para eventos oficiais, havia empresa privada de segurança e prevenção que prestavam o atendimento inicial quando necessário.

Mesmo assim, foram feitas rondas na área externa do Ginásio Nilson Nelson e Complexo Funarte que englobou o Carnaval no ParqueProjeto Sol a Pino e Essa Boquinha eu Já Beijei.

Para tanto, foram empregadas ambulâncias, com equipes de Atendimento Pré-Hospitalar dos grupamentos do Sudoeste (45º GBM) e Brasília (1º GBM). Deste modo, houve registro de cinco atendimentos: uma pessoa se cortou sozinha, uma teve uma síncope e três sofreram quedas.