A governadora do Distrito Federal, Celina Leão, realizou nesta terça-feira (5) a entrega de 85 novos ônibus que passam a integrar o Sistema de Transporte Público Coletivo do DF. A medida deve beneficiar mais de 245 mil passageiros diariamente e reforça a estratégia de modernização da frota na capital.
Os novos veículos contam com tecnologia de emissões Euro 6, considerada uma das mais avançadas no controle de poluentes, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ar e para a sustentabilidade urbana.
Durante a entrega, a chefe do Executivo destacou o compromisso do governo com práticas ambientais concretas.
“Quando a gente fala de sustentabilidade, nós temos de ter ações práticas, como essa entrega. Hoje, nós temos a frota mais ecológica e mais nova do Brasil. Vamos continuar com os investimentos nessa área de sustentabilidade, levando Brasília a patamares de reconhecimento internacional”, afirmou.
Os ônibus serão incorporados à frota da empresa Urbi, responsável pela operação na área 3 do sistema, que atende regiões como Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Núcleo Bandeirante e Água Quente.
- Obras na rede deixam áreas de Arniqueira e Lago Norte sem luz nesta sexta (26)
- PGDF passa a representar o Distrito Federal em ação judicial envolvendo o BRB
- Educação e acolhimento fazem parte do tratamento para diabetes no HCB
- Lago Oeste recebe blitz educativa de prevenção a incêndios florestais nesta sexta-feira (26)
- Inscrições para composição do Ciamp-Rua/DF são prorrogadas até setembro
Já a empresa Marechal ficará responsável pela operação nas regiões de Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia (P Sul), Guará, Park Way e Taguatinga Sul.
Para o diretor-executivo da Urbi, Lucas Santos, a renovação da frota impacta diretamente a qualidade do serviço.
“A renovação da frota é um passo importante para manter o sistema atualizado e mais eficiente. Mesmo em áreas já atendidas, a substituição por veículos mais modernos faz diferença direta na experiência do passageiro e na qualidade da operação”, destacou.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria do transporte público no Distrito Federal, com foco na eficiência operacional, conforto dos usuários e redução de impactos ambientais.
