O mundo nos impulsiona a calarmos, sermos fortes! Guardamos sentimentos e tristezas, mágoas e angústias. Não encontramos palavras para expressarmos a dor que sentimos, criamos um mundo a parte onde não conseguimos enxergar uma luz. Nesse momento o corpo entra em cena e reage, com dores, fobias e medos! Não sabemos nomear com exatidão o que acontece, uma mistura de sentimentos que nos leva a dores na própria alma.

Como psicanalista tenho ouvido através da fala do analisando que muitas de suas doenças, fobias, depressão, são na maioria das vezes somatizações de uma escuta deficiente, cheias de criticas.  Dai a importância da ajuda de um profissional.

Somatizações significa transformar uma dor emocional em outra física. Talvez por incapacidade de expressar corretamente a dor emocional. Uma incapacidade que deve ser entendida e tratada como a origem de um problema que cumpre uma função: a de comunicar com o corpo o que nossa mente quer expressar, mas nossa voz e nossas palavras não são capazes de reproduzir. “Quando a boca se cala, o corpo adoece” Freud já diagnosticava nos seus analisandos ser essa a causa de muitos  males.

Não se cale! O tamanho de suas expectativas vão determinar o tamanho de suas frustações.  Por isso se algo te angustia converse, coloque para fora o que te incomoda, nada substituir um dialogo franco e aberto, perdoe! Não guarde tristezas e mágoas! Não queira controlar nada, o controle de nada está em nossas mãos, não somos Deus!

A escolha de uma boa escuta faz toda a diferença na sua vida. Temos excelentes profissionais que farão uma escuta compentente e profissional. Se ajude! Procure ajuda!

 “Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza de que você não está, de fato, cercado por idiotas.”

 

Sigmund Freud

 

Izabel Novaes – Psicanalista

Contato: izanovaees@hotmail.com