Pela primeira vez em sua história, os Correios vão adotar o rosa em seus uniformes, em uma ação inédita que une a empresa à AstraZeneca na campanha de conscientização do Outubro Rosa. A iniciativa faz parte da segunda edição do movimento “Com Apoio, a Vida Segue”, que visa ampliar a educação sobre o câncer de mama, reforçar a importância do diagnóstico precoce e dar visibilidade à rede de apoio às pacientes.
A campanha terá como destaque a participação da atriz Regina Casé, que dará voz ao projeto em um filme inspiracional exibido nas redes sociais e no site oficial da campanha. Além disso, carros de entrega dos Correios estarão adesivados de rosa circulando por São Paulo, reforçando a mensagem de conscientização.
Foco em informação e acolhimento
Mais do que alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce, a ação busca mostrar que o câncer de mama não é uma única doença, mas sim um conjunto de subtipos que exigem estratégias de tratamento personalizadas.
De acordo com pesquisa Datafolha realizada em 2024, a pedido da AstraZeneca, 80% das pacientes relataram sentir falta de algum tipo de apoio durante o tratamento. Outro dado alarmante é que 56% das mulheres não conhecem o subtipo do próprio câncer, o que impacta diretamente na escolha terapêutica mais adequada.
“Ninguém deveria enfrentar o câncer de mama sozinha. A rede de apoio dá coragem para seguir em frente e a informação salva vidas. Quando acolhimento, conhecimento e acesso caminham juntos, o tratamento se torna mais digno e humano”, destacou Marília Gusmão, diretora executiva de Relações Corporativas da AstraZeneca.
Cartas de Apoio: ação especial na CPTM
Entre os dias 1º e 7 de outubro, a Estação Brás da CPTM receberá a ação Cartas de Apoio, que convida passageiros a escreverem mensagens para pacientes em tratamento ou para pessoas que desempenharam papel fundamental em sua rede de apoio.
Os textos poderão ser postados em caixas dos Correios instaladas no local. As cartas, transformadas em histórias inspiradoras, serão distribuídas por carteiros vestindo uniforme rosa, acompanhados da mascote Carteirita.
Além de São Paulo, organizações parceiras levarão a campanha para outras capitais, como Goiânia, Porto Alegre e Salvador, ampliando o alcance da mensagem.
Correios e AstraZeneca: união pela causa
A diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte, destacou a relevância da iniciativa:
“Unir nossa missão de conectar pessoas a uma causa tão importante como o Outubro Rosa é motivo de orgulho. As cartas são uma ferramenta poderosa de acolhimento e, nesta campanha, também se tornam um veículo de conscientização.”
A campanha, criada pela Edelman, já conta com o apoio de entidades como o Instituto Oncoguia, Femama, Américas Amigas e Instituto Vencer o Câncer (IVOC).