Um acordo de cooperação técnica está em elaboração para reforçar a segurança das passagens subterrâneas do Plano Piloto e reduzir os casos de depredação das estruturas. Na manhã desta quarta-feira (1º/10), equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) vistoriaram algumas passagens da Asa Sul para dar continuidade ao planejamento das ações.
De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, a companhia já finaliza um edital para aquisição e manutenção de um sistema de videomonitoramento 24 horas. A previsão é que sejam instaladas cerca de 220 câmeras de segurança em diferentes pontos estratégicos.
“O projeto já está pronto e, nos próximos dias, vamos publicar a licitação”, destacou Fernando Leite.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, reforçou que as imagens captadas serão acompanhadas em uma central de controle da Novacap e também no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).
“Outras iniciativas vão ser pensadas para que o cidadão sinta-se cada vez mais seguro para fazer suas travessias nessas estruturas”, afirmou Avelar.
A medida busca garantir mais segurança aos pedestres, melhorar a acessibilidade e preservar o patrimônio público, oferecendo tranquilidade para quem utiliza diariamente as passagens subterrâneas da capital.