Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Nos três últimos finais de semana, mais de 600 pessoas foram abordadas nas ruas do Distrito Federal por meio da Operação Quinto Mandamento. Com foco na redução dos crimes contra a vida, a ação integrada, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), reúne as forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – além de outros órgãos, como a Secretaria DF Legal e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). Mais de 400 servidores participaram da ação.

 

A operação ocorreu aos finais de semana – de sexta-feira a domingo – em Ceilândia, Gama, Paranoá/Itapoã, Planaltina, Sobradinho, São Sebastião, Santa Maria, Sol Nascente, Vicente Pires, Samambaia, Núcleo Bandeirante e Candangolândia.

 

O comprometimento dos participantes sob a coordenação da Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), da SSP/DF, tem contribuído para o sucesso da operação, iniciada em 2019, como explica o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres. “Está é uma operação contínua, iniciada no último ano e que permanecerá em 2021. A realização das ações é definida tendo como base análises e monitoramento de dados criminais, em que são observados os locais, dias e horários com maior incidência dos crimes monitorados pela SSP/DF. Nosso objetivo é manter a redução de crimes conquistados nos dois últimos anos”, ressalta.

 

Durante as abordagens, realizadas de forma conjunta entre a PMDF e a PCDF, foram consultados antecedentes criminais das 608 pessoas. A atuação tem como foco a prevenção e repressão de crimes relacionados aos crimes violentos contra a vida. “O tráfico de drogas e o porte ilegal de armas, por exemplo, estão diretamente ligados aos homicídios. Quando retiramos esse material das ruas, conseguimos atuar com a redução desses crimes”, explica o secretário executivo de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo. “Além disso, durante as ações nas cidades percebemos que a presença do Estado nessas regiões causa um impacto positivo que resulta numa maior sensação de segurança da população”, argumenta.

 

O Detran-DF montou barreiras nas cidades e consultou a situação de 118 veículos, com apoio do DER/DF. Dezoito veículos foram removidos ao depósito.

 

Oitenta e dois estabelecimentos comercias receberam orientações dos militares do Corpo de Bombeiros (CBMDF) sobre a importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como saídas de emergência.

 

De acordo com o subsecretário de ações integradas, da SSP/DF, Márcio Vasconcelos, a operação soma-se às ações ordinárias de cada um dos participantes. “A operação foca na atuação integrada dos órgãos e se soma as operações que já são e executadas por cada uma das forças de segurança, aumentando a cooperação multiagências e entregando para a população um excelente resultado na prevenção criminal”, avalia.

 

Fiscalização
A Secretaria DF Legal fiscalizou 115 estabelecimentos nas regiões. Além de verificar a documentação de autorização de funcionamento, os agentes fiscalizam também se os protocolos sanitários estabelecidos para coibir a disseminação da Covid-19 estão sendo respeitados.

 

 

Edição: Camila Vidal

Fonte: SSP/DF