Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Com objetivo de manter o decréscimo dos crimes violentos contra e vida no Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF) realiza, desde o dia 31 de julho, a Operação 5º Mandamento. Sob a coordenação da pasta, a operação reúne as forças de segurança – Polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (DETRAN-DF) e Corpo de Bombeiros (CBMDF) – e outros órgãos, como DF Legal e Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF). No último final de semana – entre sexta-feira (23) e domingo (25) – a ação ocorreu no Sol Nascente, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Sobradinho e Gama, com a participação de 145 servidores.

 

“Esta é uma ação de caráter permanente, com foco na redução de crimes contra a vida. O DF tem se destacado nacionalmente por conta dos índices de criminalidade, que vem baixando cada vez mais. A Operação faz parte de um conjunto de ações que estão sendo empregadas pela SSP/DF e forças de segurança para manter a redução de crimes, conquistada no primeiro semestre deste ano e em 2019″, explica o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

 

As polícias Civil e Militar realizaram cerca de 230 abordagens pessoais nas regiões. Os policias localizaram um veículo que havia sido furtado, em Ceilândia. Agentes do DETRAN-DF e o DER/DF, com apoio de policiais militares, montaram pontos de bloqueios nas regiões. Com isso, 53 veículos foram abordados. Quinze deles foram removidos ao depósito e dois motociclistas foram autuados por conta de escapamentos dos veículos alterados.

 

Para o secretário-executivo de Segurança Pública, o delegado Júlio Danilo, o foco da operação é a prevenção e repressão de crimes, como o tráfico de drogas e o porte ilegal de arma, que estão diretamente relacionados com os crimes violentos contra a vida. “De forma integrada, as forças de segurança e demais órgãos realizaram abordagens em pessoas, veículos e comércios e isso causa um impacto positivo na sensação de segurança da comunidade”.

 

Bombeiros militares vistoriaram estabelecimentos. Durante as visitas, repassaram informações sobre o uso correto dos Sistemas de Segurança Contra Incêndio e Pânico, como extintores, sinalização, iluminação e saída de emergência.

 

O DF Legal vistoriou trinta e quatro estabelecimentos comerciais nas seis regiões administrativas. Quatro deles foram interditados.

 

A 5º Mandamento faz referência ao mandamento bíblico: Não Matarás.

 

Edição: João Roberto

Foto: NUAOP – SSP/DF

Fonte: SSP/DF