Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

Mais de 6 mil abordagens pessoais. Quase 2 mil veículos fiscalizados. Setecentos e cinquenta estabelecimentos comerciais vistoriados. Quase 209 estabelecimentos orientados sobre a importância das saídas de emergência para evitar acidentes. Mais de 2,6 mil agentes de segurança empregados e 920 viaturas utilizadas. Esses são alguns dos números alcançados durante a Quinto Mandamento. Nesta semana, a operação contínua, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), completa quatro meses que vem sendo realizada nas ruas do Distrito Federal, sempre aos finais de semana.

“A Quinto Mandamento foi pensada para que os números de crimes contra a vida permanecessem em redução, como no primeiro semestre deste ano e de 2019, quando alcançamos o menor número de homicídios em 35 anos. Mas é perceptível que a presença policial acaba resultando na melhor sensação de segurança da população e reflete no aumento de apreensão de drogas e armas, no cumprimento de mandados de prisão em aberto e, desta forma, com a redução de crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos”, avalia o secretário de Segurança Pública, delegado Anderson Torres.

A operação reúne representantes das forças de segurança – polícias Civil (PCDF) e Militar (PMDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – da Secretaria DF Legal e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF).

O efetivo empregado na operação no período chegou a 2.649 servidores e uso de 746 viaturas. A PMDF e PCDF, de forma conjunta, abordaram 6.608 pessoas e fizeram a checagem de 745 veículos. “Nessas abordagens, tanto pessoais como veiculares, é feita a verificação de documentos, como carteira de habilitação e registro do veículo, atestar se há ou não mandado de prisão em aberto. Esse trabalho é essencial para retirar das ruas indivíduos com algum envolvimento com o crime”, ressalta Torres.

As regiões administrativas em que a operação é realizada são definidas com base em análises feitas pelas subsecretarias de Inteligência (SI) e de Gestão da Informação (SGI). A coordenação fica por conta da Subsecretaria de Operações Integradas (Sopi), todas vinculadas à SSP/DF, como explica o secretário executivo de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo. “A integração, tanto interna como com outras agências, tem sido cada vez maior, o que é evidente em reuniões de direcionamento de ações e avaliação dos resultados”.

Nesses quatro meses, bombeiros fizeram 223 orientações a estabelecimentos, quanto à importância de manter em dia a documentação e cumprir exigências, como sinalização das saídas de emergência. Já o Detran-DF, com apoio do DER/DF e da PMDF, consultou 1.215 veículos durante fiscalização em pontos de bloqueios montados na entrada e saída das cidades.

DF Legal
Desde o início da Quinto Mandamento, a DF Legal abordou 750 estabelecimentos comerciais – trabalho complementar à ação policial.

Edição: João Roberto
Foto: Felipe Oliveira

Fonte: SSP/DF