Adriana Machado, da Ascom – SSP/DF

 

Um alerta de chuvas com rajadas de vento foi emitido para todo o Distrito Federal, nesta quarta-feira (27), pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). O aviso, enviado via SMS aos brasilienses, alertava sobre a possibilidade de fortes chuvas com  ventos intensos  e trovoadas isoladas.

 

A orientação, em situações de emergência, é acionar o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) por meio do193. A Defesa Civil é chamada pelos bombeiros quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas. O canal direto com o órgão é o 199 ou pelos telefones 3362-1906/1909.

 

Para receber os alertas é necessário fazer um cadastro prévio. Para solicitar o recebimento desses avisos, o interessado deve enviar o CEP para o número 40199.

 

As equipes do Governo do Distrito Federal trabalham nesta quarta-feira (27) para reduzir os efeitos do temporal registrado na última terça-feira (26), que provocou queda de árvores e galhos em diversas regiões administrativas.

 

Cerca de mil servidores de diferentes órgãos estão nas ruas ajudando na limpeza e desobstrução de vias. A Defesa Civil foi acionada para atender ocorrências e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado 56 vezes para casos da natureza.

 

Segundo o INMET, a área central de Brasília registrou 53,6 milímetros de chuva em duas horas, com rajadas de ventos de até 71 quilômetros por hora. A região segue em alerta para novos episódios.

 

Medidas importantes
Caso haja destelhamento devido aos ventos fortes, a orientação é permanecer dentro da residência e procurar abrigo, como uma mesa ou cama, para evitar ser atingido por cacos e pedaços de telha.

 

Outra orientação da Defesa Civil é não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés e não empinar pipas ou aeromodelos com fio, a céu aberto. É importante também evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas (celeiros, tendas ou barracos) e veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas. Em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos não são indicadas, por conta do risco de raios.

 

Da mesma forma, o ideal é não permanecer no no topo de prédios e não se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas elétricas aéreas e trilhos e jamais se abrigar debaixo de árvores isoladas.

 

 

Fonte: SSP/DF