A imagem da mulher atual está diferente da imagem da mulher nos séculos passados onde sua realização estava ligada a ser dona de casa, responsável pela criação dos filhos e principalmente ser submissa a figura masculina. Esta concepção ao longo dos anos foi mudando, as mulheres passaram a lutar por mais igualdade entre os gêneros. Na sociedade atual as mulheres têm conquistado seus lugares, temos mulheres caminhoneiras (youtube está cheio de beldades), mulheres taxistas, motoristas de ônibus, pedreiras, executivas, tratoristas, juiz de futebol…etc.
Mulheres que criam os filhos sozinhas, tomam conta da casa e que passaram a perceber a sua importância e valor na sociedade.
Apesar de toda a independência a mulher deste século também ama, chora por amor, tem baixa autoestima, ciúmes, perdem maridos para as amantes, seus filhos para as drogas, se apaixonam virtualmente, tem depressão, envia nudes, vivem em relações toxicas.
É incontestável que no mundo atual temos nos preocupado mais com a nossa saúde física do que com a nossa saúde mental. Exercitamos os músculos, hipertrofiamos nossos bíceps, porém temos nos esquecido de amadurecer nossa capacidade de gerir as nossas próprias emoções e isto tem feito a nossa saúde mental adoecer. Você mulher do século 21 não tem os poderes da mulher Maravilha, sossegue! Faça o que dá conta, não corra ao ponto de chegar ao final do dia e não ter aproveitado um minuto para olhar a beleza do céu, ou aquela arvore florida, ou aquela criança que lhe deu um sorriso.
A mulher do século 21 precisa aprender a fazer a leitura do momento que se está vivendo, avaliar e não ignorar nenhuma circunstância de adversidade e perigo, ao vislumbrar reações e ouvir as primeiras agressões verbais que poderá se transformar em violência e fatalidade, o que infelizmente é muito recorrente. Mulheres do século 21 devem aprender que amor só é possível quando se ama a si própria primeiro. O respeito é você que tem que exigir, quando isso não acontece e não há resposta aos seus anseios, fuja dessa relação! Mas enfim o que fazer com tanto suspense? A resposta é equilibrar-se, olhar para dentro de si e lá estarão as respostas para o recomeço, a resignação é gelada, mas necessária e salva vidas; trilhe um novo caminho, aprenda com os pequenos começos, depois apoie-se nos verdadeiros amigos e quem sabe dessa fonte surgirá um novo amanhecer para a sua vida. Não coloque peso sobre os seus ombros, nunca é tarde para ser feliz.
Tudo o que queremos no final de tudo é viver e buscar bons momentos de convivência a dois, não se precipite, analise e decida, afinal o mundo é perigoso e a fatalidade traiçoeira mas existem pessoas sinceras e amigas, observe a sua volta e decida com sabedoria. O Gênero masculino também é humano e sofre as mesmas agruras, não se esqueça disso, sempre existirá alguém que saberá admirar e valorizar você.
O medo sempre fez parte do desconhecido e a insegurança ao dizer “eu te amo” sempre é muito difícil. Estamos chegando em nível que precisamos antes de nos envolver saber do histórico dessa pessoa, conhecer amigos e familiares. Talvez esteja lendo esse artigo e dizendo: Vou ficar sozinha! Nada disso mulher do século 21, a boa notícia é que: Ainda existem as boas pessoas, aquelas que não se dobraram antes as mazelas desde mundo, tem cabeça feita independentemente da idade, respeitam as mulheres, verdadeiros gentlemans, a esses meus parabéns. Por isso te oriento mulher do século 21 a não se entristecer por aquela pessoa que não reconhece o seu valor! Te abandonou para ficar com outra? Quem perdeu foi ele! Você se recupera! Tomar a Red Pill (pílula vermelha), não é fácil! É difícil para engolir, há sofrimentos, mas no futuro vai reconhecer que foi a melhor opção, e vai amar novamente e ser feliz. Está só não quer dizer que esteja solitária. Ame-se! Curta os amigos, faça coisas com você mesma! Tome um café no shopping, faça caminhadas, corridas, cuide-se! Você é única! Não se prenda a uma relação que a faça mal para não ficar sozinha. Sorria! Você é uma mulher do século 21 com inúmeras possibilidades de crescer e ser feliz! Sinta-se bem consigo mesma! Creia! Tenha fé em Deus! Faça terapia, ela te proporcionará o que de correto fazer com aquilo que te fizerem.
Izabel Novaes–Psicanalista bsbmulherpsicanalise@gmail.com