Hugol auxilia na continuidade do tratamento em domicílio

Equipe do SAD do Hugol momentos antes de seguir para mais um atendimento domiciliar (Foto: Kairo Queiroz Agir)

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade do Governo de Goiás, tem como principal objetivo realizar, de forma segura e planejada, a desospitalização do paciente, oferecendo-lhe acompanhamento multiprofissional em seu domicílio.

Esse acompanhamento domiciliar é feito com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e nutricionistas. Mais recentemente, o SAD passou a contar também com profissionais da área da psicologia.

Para receber o atendimento e acompanhamento domiciliar, o paciente é submetido a triagens que avaliam critérios clínicos, administrativos e sociais que são favoráveis ao processo de desospitalização. Estão elegíveis ao atendimento pacientes com dificuldades motoras, politraumatizados e grandes incapacitados, que necessitam de intervenções multiprofissionais. A atenção domiciliar pode ser temporária ou definitiva,  de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

Tanto o plano de atendimento domiciliar como os projetos terapêuticos são elaborados e discutidos pela equipe de forma segura, qualificada e humanizada, levando em consideração as individualidades e necessidades específicas de cada paciente. 

Esse tipo de serviço traz consigo inúmeros benefícios, dentre eles: redução da demanda por atendimento hospitalar; prevenção de agravos; redução do tempo de permanência de usuários internados, diminuindo assim o intervalo de substituição dos leitos. Também humaniza cada vez mais a atenção à saúde, ampliando a autonomia dos pacientes e promove conforto e segurança aos pacientes que serão tratados em um ambiente mais acolhedor e familiar. 

O SAD iniciou suas atividades no Hugol em outubro de 2021 e, desde então, já atendeu mais de 110 pacientes. Desses, 13 já receberam alta do serviço. O atendimento domiciliar é regulamentado pela portaria 825/2016 do Ministério da Saúde, e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias