Dgap assina termo que disponibilizará R$ 100 mil para a construção de nova base em Rio Verde

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap)  participou, na manhã desta terça-feira, 27/10, em Rio Verde, da assinatura do termo da entrega de R$ 100 mil, resultante de emenda parlamentar, os quais serão destinados à construção da base do Grupo de Intervenção Tático (GIT) da Dgap, na região.

O valor da emenda  é resultado de esforços entre a Dgap, Judiciário de Rio Verde, Conselho Comunitário de Segurança, Ordem dos Advogados do Brasil- subseção de Rio Verde e do Deputado Estadual Karlos Cabral. O subsidio será destinado para a construção da Base do Grupo de Intervenção Tático  (GIT) da Dgap, na região.  “Ações realizadas na região com a união e apoio do judiciário, OAB, conselhos, dentre outras parcerias é de suma importância para os resultados já demonstrados na gestão local, fazendo com que a regional com suas respectivas unidades prisionais  tornem-se um modelo para ser seguido nos demais ambientes prisionais, além de garantir o retorno do detento à sociedade a partir de programas de ressocialização, como horta comunitária, produção de cadeiras de roda e confecção de itens de cimentos” frisa Coronel Agnaldo Augusto da Cruz, Diretor-Geral da Dgap.

A expectativa é que  até dezembro de 2021 a base seja  inaugurada. Para a construção será utilizada a mão de obra carcerária, com o benefício da remição da pena por tempo de trabalho, conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP). “Diante de tudo que vivenciei , mediante a preocupação com a segurança, garantia dos preceitos básicos de dignidade  e é o retorno necessário para a sociedade com a justiça e legalidade, o investimento é resultado do trabalho forte para mudanças que proporcionam o valor dos servidores, que apesar de estarem em uma profissão difícil , cada dia ganham  o reconhecimento e o devido espaço na sociedade”, salienta o Deputado Estadual, Karlos Cabral, autor da emenda que resultou nos recursos a serem destinados para a obra do GIT.

Na ocasião, foram ressaltados programas com foco na ressocialização da população carcerária realizados pela a 6ª Coordenação Regional Prisional da Dgap, dentre as atividades estão a produção de cadeiras de rodas e banho, o projeto “Horta Itinerante” e a produção de blocos de cimento. “A Dgap está de parabéns para os projetos de ressocialização que levam a contribuição para a comunidade, com isso ampliando vínculos entre as unidades prisionais, advogados e a população da região”, disse Alessandro Gil, presidente da OAB-subseção Rio Verde.    

Em oportuno momento o Juiz da Comarca de Rio Verde ponderou trabalhos realizados junto ao judiciário com o objetivo de dar celeridade processual e o devido cumprimento da pena.  “A atenção que os servidores dão ao judiciário com o objetivo de ajudar não somente no andamento dos procedimentos, quanto na questão econômica com a regionalização e  revitalização de unidades. Ações que darão continuidade a novas atividades e benfeitorias nos ambientes prisionais com os excelentes trabalhos realizados tanto administrativamente quanto no meio operacional ”, afirma Gustavo Baratela. A nova base do grupamento especializado será construída no Complexo Prisional de Rio Verde,  onde esta localizada a Casa de Prisão Provisória, a Penitenciária Masculina e o Semiaberto.

A solenidade de assinatura contou com presenças de autoridades locais do Executivo, legislativo e Judiciário, além de servidores do sistema prisional goiano, dentre os presentes estavam o Diretor-Geral da Dgap, Coronel Agnaldo Augusto da Cru; o Superintendente de Segurança Penitenciária , Jonathan Marques; o 6ª Coordenador Prisional, Adriano Pereira; o diretor da Penitenciária Masculina de Rio Verde, Axel Daniel Dias; o Juiz da Comarca local, Gustavo Baratela de Toledo; o Promotor, Adalberto Cachuba; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Manoel Divino; o deputado estadual , Karlos Cabral e  o presidente da OAB-Subseção de Rio Verde, Alessandro Gil, além de representantes da OAB local, representantes da associação dos policiais penais e servidores penitenciários.

Fonte: Portal Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias