Pegar as chaves da casa própria se tornou uma realidade para mais 75 famílias goianas. Neste sábado (27/6), o governador Daniel Vilela entregou 28 moradias em Três Ranchos e 47 em Ouvidor, no Sudeste goiano.
Com investimento de R$ 12,7 milhões, as unidades habitacionais são do Programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, que destinam os imóveis já escriturados aos contemplados, sem qualquer tipo de cobrança futura.
“A razão da política é exatamente mudar a vida das pessoas para melhor. E não tem nenhum programa em que a gente se sente mais realizado como governador do que entregar casas. É ver no rosto das pessoas essa felicidade”, afirmou Daniel. A casa conquistada, frisou o governador, representa segurança, dignidade e oportunidade de construir um novo futuro para as famílias beneficiadas. “É um momento de transformação, de realização de um sonho.”
Ao lembrar o caso de uma idosa de 85 anos que recebeu a primeira moradia, o governador frisou que histórias assim demonstram o impacto social do programa.
“Ela contou que não sonhava mais em ter uma casa. E talvez esse seja o relato de muitos de vocês aqui, que já se conformavam em viver pagando aluguel, ou em morar na casa de um familiar. Mas hoje vocês estão mudando a vida para melhor”, declarou Daniel.
LEIA TAMBÉM
- Jogos Estudantis atraem cerca de 2 mil participantes em Anápolis
- Ampliação do programa Casas a Custo Zero beneficia 35 municípios
- Resultado definitivo das provas objetivas do concurso para auditor fiscal é divulgado
- Pagamento dos salários dos servidores de Goiás ocorrerá na segunda-feira
- Fapeg publica edital para promover a Educação Especial Inclusiva
O programa é resultado da parceria entre Estado e municípios, que cedem os terrenos para viabilizar a construção das moradias. O prefeito de Três Ranchos, Haroldinho, ressaltou a importância desse trabalho conjunto. “Daniel é um gestor muito humano. É muito bom ter um governador que escuta os anseios da população, conversa com o prefeito. Ele sempre nos deu muita atenção, a gente só tem a agradecer”, saudou o prefeito. O município recebeu 28 casas, com investimento de R$ 4,5 milhões.
Uma das moradias entregues em Três Ranchos será o novo lar da família de Lívia Rodrigues, 27 anos, e Cleber Vicente, 30 anos. O casal tem um filho de 4 anos. “É um sentimento sem explicação, uma conquista enorme, uma grande luta”, disse a mãe, aliviada.
A família desembolsava R$ 1 mil mensais com o aluguel. “Agora é só felicidade. Vou investir no meu filho, que tem que fazer os exames; investir mais na minha casa, comprar meus móveis”, planejou. “É um recomeço, após muitos anos pagando aluguel”, disse a jovem.
“Este é o compromisso deste governo: levar dignidade, levar benefícios a quem mais necessita. O programa já é um sucesso absoluto, sendo copiado por outros estados como referência daquilo que dá certo”, afirmou o vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Lucas Magalhães de Gouveia.
O prefeito de Ouvidor, Cebinha Nascimento, enfatizou a importância das moradias a custo zero. “A gente sabe o quanto é difícil, que talvez a mãe e o pai não tenham nem esse dinheiro no final do mês. E hoje estamos aqui, para tirar famílias do aluguel e dar a elas uma qualidade de vida melhor”, disse.
A cidade foi contemplada com 47 unidades habitacionais, com mais de R$ 8 milhões de recursos do Tesouro Estadual.
A felicidade de conquistar o novo lar foi compartilhada pela manicure Gilvânia Ferreira, de 43 anos, que neste sábado foi buscar a chave da casa. “Antes era apertado pagar aluguel e ainda criar os filhos. Vai melhorar tudo. Vou investir na minha profissão, fazer meu salãozinho que sempre sonhei em ter”, planejou.
Outra beneficiada foi a aposentada Marlene Rodrigues Rosa, de 69 anos. “Agora, vou ficar livre do aluguel. Quem não fica emocionada, não é?”, comentou.
Fonte: Agência Goiás de Notícias
