A Câmara Legislativa do Distrito Federal iniciou nesta terça-feira (02), a volta aos trabalhos, contando com a presença do governador Ibaneis Rocha. Em seu discurso, o governador fez questão de demonstrar sua preocupação com a 3° onda de Covid, que lotou novamente os leitos de UTIS do sistema de saúde com 100% de ocupação na última segunda feira (02), o que gera preocupação na população e também no GDF, e citou a dificuldade que assola os servidores da Saúde, que já somam 1500 contaminados pela Covid. Mesmo assim o governador se mostrou otimista pela nova cepa não ser letal e disse que o governo está trabalhando diuturnamente para abrir novos leitos.
Estando em um ano definitivo por ser eleitoral, o governador ressaltou também a necessidade dos políticos do DF não contaminarem o debate tão necessário para o andamento da democracia, e citou o radicalismo: “Que as eleições não contaminem o debate e sirvam para o aperfeiçoamento da democracia. Estamos vivendo, mais uma vez, uma dificuldade muito grande por causa do radicalismo”, completou.
A CLDF volta aos trabalhos com a LUOS, como uma das pautas mais importantes para o DF. O Plano Diretor de Ordenamento Territorial e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, a Luos, que trata de regras para ocupação de áreas urbanas do DF, tramita na Câmara Legislativa há dez anos. Sem consenso, o projeto passou apenas por duas comissões.
Cris Oliveira