Afastado com apenas sete dias de posse do 2ºmandato, Ibaneis continua com avaliação positiva entre os eleitores do DF, que clamam pela volta à normalidade e pelo direito à democracia exercida nas urnas em 2022.

A Exata OP realizou uma coleta de dados entre 09 e 11 de março com o mesmo método de pesquisa eleitoral, para saber o que o eleitor do DF acha do afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) em decorrência dos atos antidemocráticos aos três Poderes no dia 08 de janeiro.  Além disso avaliou se o eleitor quer a volta do governador antes do prazo estipulado pelo STF de 90 dias.

A pesquisa traz fatos interessantes que indicam a alta popularidade de Ibaneis em todas as regiões administrativas do DF, com avaliação positiva em todas as cidades. Entre os entrevistados, 95% sabe que Ibaneis foi afastado por uma decisão do Ministro do STF Alexandre de Moraes.Entre os eleitores que reconheceram saber do afastamento do governador reeleito no 1º turno, 41,2 % acham que o Governador deve voltar imediatamente e 11,2% acham que Ibaneis deve voltar antes do fim do prazo, em abril. No total 52,4%, querem o Governador Ibaneis de volta ao Palácio do Buriti.Outro fator interessante é que apenas 25% quer Ibaneis afastado definitivamente, porcentagem menor que a soma dos votos dos adversários políticos de Ibaneis durante as eleições de 2022.Ao serem perguntados quem foi o grande culpado dos atos do dia 08 de janeiro, a maioria dos entrevistados (25,4%) culpam o ex-presidente Jair Bolsonaro e 16,7% acham que não existem culpados e que não tinha como prever o ocorrido. Ou seja, foi um efeito manada.Criticada pelas autoridades, a avaliação da Polícia Militar do DF para os entrevistados também é positiva. De  acordo com os entrevistados, apenas 3,6% acreditam que a PMDF foi culpada pelos atos de 08 de janeiro na Esplanada dos Ministérios.Na semana passada, a Procuradoria Geral da República deu parecer favorável à volta do Governador, eximindo Ibaneis de qualquer culpa ou envolvimento com os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília.A pesquisa tira o sono dos padrinhos de alguns administradores regionais. Se Ibaneis avaliar profundamente e alinhar atitudes de parlamentares durante seu afastamento, terá um retrato interessante da coleta de dados, que poderá interferir na troca de administradores regionais.Tem muita gente ansiosa para ver como será a volta de Ibaneis. Nos bastidores, já se fala em dança das cadeiras.Cris Oliveira