A partir desta segunda-feira (18), a faixa exclusiva para ônibus na EPTG terá o sentido invertido nos horários de pico dos dias úteis (segunda a sexta-feira), entre as 6h e as 9h (sentido Taguatinga-Plano Piloto) e das 17h30 às 19h45 (sentido Plano Piloto-Taguatinga).

No sábado (16), foram feitas simulações de testes no local, com seis ônibus transitando pela faixa reversa, numa operação da qual participaram o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro; o diretor-geral do DFTrans, Josias Seabra e o diretor-geral do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior.

“A pista já está toda sinalizada e estamos colocando a sinalização para os usuários dos ônibus, de forma que todos fiquem bem-informados sobre essa operação importante para melhorar a fluidez do trânsito na EPTG”, explicou o diretor do DER. “Todos devem contribuir para o sucesso da operação: passageiros, pedestres e motoristas”.

63número de linhas que utilizarão a faixa reversa, nos horários de pico

Fauzi destacou que, fora dos horários de pico, o fluxo dos veículos e os embarques e desembarques não terão alteração. Ao todo, 132 linhas passam pela EPTG, sendo que os ônibus de 63 linhas passarão utilizar a via invertida. As demais 69 linhas continuarão trafegando pelas vias marginais.

Atenção na hora do embarque

Nos horários em que os ônibus passarão pela faixa invertida, os passageiros deverão ficar atentos, pois o embarque e o desembarque serão no canteiro central da EPTG, do lado da faixa reversa.

“Os passageiros devem ter bastante atenção e utilizar as passarelas para atravessar a EPTG”, alertou o diretor do DFTrans. Além dos cartazes afixados nas paradas de ônibus com lista dos ônibus que vão passar pela faixa reversa e dos que permanecerão nas vias secundárias, os passageiros poderão consultar essas informações no site do DFTrans, bem como dentro dos ônibus e em diferentes pontos da Rodoviária do Plano Piloto.

O secretário de Mobilidade, Valter Casimiro, está acompanhando cada passo da operação. Nesta segunda-feira (18), pela manhã, ele estará na EPTG para conversar com os usuários nas paradas de ônibus, tirar dúvidas e falar sobre a importância da faixa invertida. “As pessoas devem continuar usando a passarela, só que agora vão descer no canteiro central para tomar os ônibus para o Plano Piloto, ou na viagem de volta”, lembrou.

Com informações do DFTrans