O desempenho do DEM de Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, surpreendeu nas eleições municipais de 2020. O partido com o maior número de prefeitos no Brasil está à frente de três importantes capitais, e ainda pretende ganhar mais duas que estão no segundo turno. O DEM trabalha para dificultar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro em 2022.

As Eleições Municipais movimentaram os políticos. No DF, chega a ser uma tradição os que acreditam que as eleições Municipais do Entorno são traços iniciais de um futuro desenho da eleição no DF, que ocorre dois anos depois. Mas as eleições passadas vêm quebrando essa tradição e deixando investidores do DF frustrados com os resultados. Com certeza as cidades vizinhas têm uma ligação muito forte com políticos do DF e alguns ainda saem vitoriosos em seus apoios.

A presidente do PL-DF, Flávia Arruda, esteve na casa do Prefeito eleito do Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), acompanhando a apuração.

Na eleição em Águas Lindas, quinta maior cidade de Goiás, o candidato Dr. Lucas do Podemos foi eleito com a diferença de apenas 30 votos do seu adversário Wilson do Tulio. Dr. Lucas recebeu, por diversas vezes durante as eleições, o apoio do Governador do DF Ibaneis Rocha do MDB, assim como o prefeito de Valparaíso Pábio Mossoró, eleito pelo MDB.

Mas nem todos os apoios do DF para o entorno foram vitoriosos nas Eleições Municipais de 2020. Na cidade de Santo Antônio do Descoberto, o candidato do DEM Aleandro Caldato foi reeleito deixando o candidato do MDB André Premium em segundo lugar. Em Planaltina de Goiás, o delegado Cristiomário do PSL saiu vitorioso nesta eleição, deixando bem para trás o candidato Carlinhos do Egito apoiado pelo vice-governador Paco Brito e pelo deputado distrital Robério Negreiros. Já na Cidade Ocidental, o prefeito eleito do PP Fábio Correa não teve muito apoio dos políticos do DF, que apostaram na eleição do candidato do MDB Alex Batista.

Dentro das cidades do Entorno com mais ligação com o DF, o partido que saiu vitorioso nesta eleição foi o DEM, que elegeu prefeitos em Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Padre Bernardo, Alto Paraiso, Cidade Ocidental, Mimoso de Goiás, e em segundo lugar vem o PP.

Se compararmos a eleição municipal de 2020 com a eleição do DF em 2018, podemos citar que a eleição do Entorno não conseguiu fazer diferença no desenho que deu a vitória ao governador Ibaneis Rocha, que era totalmente desconhecido do mundo político. Para 2022, caso o governador venha a reeleição, possivelmente terá o apoio do PP-DF e do REPUBLICANOS, dois partidos que saíram, de certa forma, fortalecidos também no Entorno.

 

 

Cris Oliveira