A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) fará ampla cobertura jornalÃstica das eleições do próximo domingo (15), quando milhões de brasileiros irão à s urnas para eleger prefeitos e vereadores. Os veÃculos da EBC produziram uma série de conteúdos para informar e auxiliar os eleitores no momento da escolha dos novos representantes do poder público municipal. Nossa equipe de profissionais levará ao público informações atualizadas da votação e a apuração em tempo real dos resultados.
O eleitor também acompanha, minuto a minuto, as principais informações pelas redes sociais da EBC. Comente, publique e use a hashtag #EBCnasEleições. Na TV Brasil, o telejornalismo apresentará uma programação especial: boletins de hora em hora, desde o inÃcio da votação, à s 7h. Equipes estarão ao vivo diretamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em BrasÃlia, e dos Tribunais Regionais Eleitorais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A cobertura contará também com a participação de emissoras afiliadas de todo paÃs, integrantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
A partir das 17h, Katiúscia Neri e Roberto Camargo apresentam o Programa Especial Eleições 2020 com detalhes da apuração dos resultados nas 26 capitais brasileiras e flashes ao vivo de BrasÃlia, Rio de Janeiro e São Paulo. O analista polÃtico e doutor em ciência polÃtica, Leonardo Barreto, comentará os resultados.
Toda a programação especial de eleições da TV Brasil terá tradução em Libras e será transmitida também nas redes sociais da emissora: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram
Interatividade
A TV Brasil lançou a plataforma interativa no sinal aberto no inÃcio do mês com todas as informações das eleições municipais. Não é necessário conexão com a internet para usar. Os conteúdos podem ser acessados direto da televisão, usando apenas o controle remoto. Basta clicar no Ãcone em verde amarelo localizado no canto superior direito da tela para, por exemplo, treinar o voto no simulador de votação ou baixar o e-tÃtulo e a justificativa eleitoral pelo QR Code.Â
Agência Brasil
A Agência Brasil preparou diversas reportagens sobre economia, geração de empregos, saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, habitação, mobilidade, desenvolvimento sustentável, em que foram abordados os desafios para os prefeitos que tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2021.
Todas as informações sobre o pleito podem ser acessadas na Editoria Eleições 2020 e na tagpage Eleições2020. Nas páginas, o internauta encontra todas as notÃcias sobre as eleições municipais. Também é possÃvel encontrar o perfil dos candidatos à prefeitura de cada capital do paÃs, além de informações de serviço como, por exemplo, as diferenças entre votos nulos e brancos; o processo de apuração de votos no Brasil e o papel dos prefeitos e dos vereadores. As reportagens com serviços para o cidadão também podem ser encontradas em uma página especial.
Rádios Nacional e MEC
A programação especial de eleições da Rádio Nacional começa à s 8h do domingo e se estende durante todo o dia. As rádios Nacional do Rio de Janeiro, Nacional da Amazônia, Nacional do Alto Solimões e Nacional AM e FM de BrasÃlia estarão em rede trazendo notÃcias ao vivo de todo paÃs. Os apresentadores conversarão com entrevistados, especialistas e as emissoras veicularão produções especiais sobre o tema. O Programa Especial de apuração das eleições e o balanço da votação terão inÃcio à s 16h. A Rádio MEC inicia a cobertura a partir das 8h e vai até as 22h com flashes das equipes de jornalismo e dos resultados apurados pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Sobre a EBC
Criada em 2007 para fortalecer o sistema público de comunicação, a EBC é gestora dos veÃculos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de BrasÃlia (980 KHz), Nacional FM de BrasÃlia (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC AM de BrasÃlia (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).
Fonte: Agência Brasil