Quando se fala em museu, o que logo vem à mente é a exposição de preciosidades e coleções do passado. Mas Dubai, nos Emirados Árabes, com todos os seus arranha-céus e inovações que transformaram a região desértica num dos destinos mais modernos e luxuosos do mundo, quer prever como será o amanhã. Por isso, nesta terça-feira (22), a cidade árabe inaugurou, em cerimônia fechada ao público, o Museu do Futuro, que promete mostrar como será o mundo em 2071.

Do lado de fora, o edifício circular representa a humanidade, o centro oco traz a ideia do futuro desconhecido e a base verde lembra a terra. Construída por robôs, a estrutura de sete andares ainda conta com peças de aço inoxidável. Além de beleza, a construção também é sustentável, utilizando 4 mil megawatts de energia solar.

Fachada do Museu do Futuro, que inaugura hoje (22), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Fachada do Museu do Futuro, que inaugura hoje (22), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos

Fachada do Museu do Futuro, que inaugura hoje (22), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos – Tomaz Silva/Agência Brasil

A fachada impressionante e futurista tem 77 metros de altura, ocupando uma área de 17,6 mil metros quadrados. As escritas em caligrafia árabe são poesias de Mohammed Al Maktoum, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

Por dentro, o visitante vive experiências futuristas, como a viagem em missões espaciais e é guiado por ideias de pensadores e especialistas internacionais, traduzindo-se num banco de ensaio para as gerações futuras. Um espaço também é dedicado ao renascimento da excelência árabe na ciência e matemática.

* A repórter Fernanda Cruz e o fotógrafo Tomaz Silva viajaram a convite da ApexBrasil

Fonte: Agência Brasil