A compra de armas e o treinamento com Policiais Legislativos Federais têm, também, o objetivo de guardar a estrutura física do Congresso Nacional. Temendo que possíveis ataques semelhantes aos que aconteceram nos Estados Unidos, quando Biden venceu as eleições ocorrendo a invasão do Capitólio, a Câmara dos Deputados promoveu um treinamento extraordinário com a Polícia Legislativa em 2021.

https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/temendo-2022-policia-do-congresso-faz-treinamento-contra-ataques

(PE29_21 (1))

Na época foi divulgado que a semelhança entre Bolsonaristas e apoiadores do então derrotado Donald Trump era preocupante, caso Bolsonaro perdesse a eleição em 2022. Foi feita licitação para aquisição de pistolas, munições de airsoft, gás lacrimogêneo e máscaras de proteção. A compra, que teve o valor de R$121,4 mil, foi necessária para que o Departamento da Polícia Legislativa (Depol) pudesse simular ações policiais dentro da estrutura física da Casa.

Nas redes sociais, Bolsonaristas divulgaram como foi a entrada no Congresso Nacional pela Chapelaria. Na legenda da postagem, o seguinte texto: “Neste vídeo vemos o convite da Guarda Nacional para os “Patriotas” entrarem no local.”

Assista o vídeo:

Por serem a maioria dos chamados terroristas de fora do Distrito Federal, é nítida a confusão na divulgação do comportamento dos policiais pelos manifestantes que não reconhecem a diferença entre as fardas das polícias que estavam no local.O Presidente Luís Inácio Lula da Silva chegou a falar em uma das suas coletivas com a imprensa, que as portas do Palácio foram abertas para os terroristas.A remuneração inicial do cargo de Policial Legislativo Federal é de R$19.427,79 e a principal atribuição é manter a segurança no Congresso Nacional.A polícia da Câmara dos Deputados do Brasil é responsável pela preservação da ordem e do patrimônio, bem como pela prevenção e apuração de infrações penais nos edifícios do Congresso Nacional e suas dependências externas.

Cris Oliveira