O ministro da Administração Interna anunciou, ao final da tarde desta terça-feira, que o Governo decretou o estado de calamidade em Ovar. Estão, assim, vedadas as saídas e as entradas na região.

Por sua vez, António Costa anunciou que “a partir das 24 horas de amanhã estarão suspensos todos os voos internacionais de/e para a União Europeia”.

O novo coronavírus continua a propagar-se a nível mundial e, por cá, o número de infetados subiu para 448, são já 117 novos casos desde ontem. Neste momento, há 323 casos a aguardar o resultado das análises laboratoriais e 6.852 pessoas sob vigilância das autoridades de saúde. O número de casos de recuperação bem sucedida mantém-se nos 3.

Acompanhe AO MINUTO tudo o que se passa cá dentro e lá fora:

00h – Balanço do mais importante que se passou até aqui:

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, repetiu o teste e deu negativo e no Porto nasceu um bebé de uma mulher com Covid-19, mas que depois do teste também se revelou não estar infetado. O primeiro-ministro anunciou novas restrições para o tráfego aéreo e foi decretado estado de calamidade em Ovar, com a quarentena a passar a ser obrigatória no concelho. O Governo decretou ainda a requisição civil no Porto de Lisboa.

Em Portugal há 448 infetados pelo novo coronavírus, uma pessoa morreu e três recuperaram. A OMS desaconselha ibuprofeno para tratar a Covid-19, mas o Infarmed garante que “não há prova” do agravamento da Covid-19 com o uso do anti-inflamatório.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou mais de 189 mil pessoas, das quais mais de 7.800 morreram. O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 146 países e territórios. O Ministério da Defesa da China revelou que “desenvolveu com sucesso” uma vacina contra o novo coronavírus, que causa a doença COVID-19.

23h59 – O primeiro-ministro italiano considera ser necessário criar “obrigações especiais do coronavírus” ou um fundo de garantia europeu para ajudar os países a financiarem políticas de saúde e económicas urgentes. Segundo Giuseppe Conte nenhum país da União Europeia vai escapar ao “tsunami socioeconómico do coronavírus“.

23h57 – A mbia registou hoje o seu primeiro caso do novo coronavírus, anunciou o ministro da Saúde, depois de anúncios governamentais de medidas para procurar conter a propagação da pandemia.

23h53 – Se por cá as filas devem-se a papel higiénico, enlatados ou máscaras, nos Países Baixos há filas para comprar… erva. Sim, leu bem. As medidas extra implementadas pelo governo holandês entraram em vigor na tarde deste domingo e vão perdurar até ao dia 6 de abril, então para se precaverem antes do encerramento das coffee shops.

23h51 – O hospital de Abrantes (Santarém) vai transferir valências e concentrar o acolhimento e internamento dos casos mais graves identificados no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) com o novo coronavírus, anunciou hoje o Conselho de Administração.

23h50 – O presidente da Câmara de Espinho, no distrito de Aveiro, ativou hoje o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil para o concelho, onde existem cinco casos confirmados de infeção com o novo coronavírus (Covid-19).

23h45 – Não sabe o que ter em casa para estes dias de quarentena? Aqui pode saber quais são os alimentos saudáveis não perecíveis para armazenar e assim reduzir o desperdício alimentar e estar preparado para qualquer eventualidade.

23h41 – O Governo declarou hoje a situação de calamidade pública para o concelho de Ovar, que tem quase 30 pessoas infetadas e no qual existem indícios de transmissão comunitária do coronavírus que causa a doença Covid-19. Mas o que se segue?

23h35 – O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, anunciou hoje a proibição de todas as viagens de cidadãos australianos para o estrangeiro, para impedir a propagação da pandemia da doença Covid-19.

23h31 – Um professor que leciona em Arcos de Valdevez é o quarto caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus no concelho, o que eleva para sete o número de casos confirmados no distrito de Viana do Castelo, foi hoje anunciado.

23h29 – O Ministério da Defesa da China revelou que “desenvolveu com sucesso” uma vacina contra o novo coronavírus SARSCoV-2, que causa a doença COVID-19 e que está pronto para começar testes em humanos.

23h14 – Dos Estados Unidos chega-nos a história de uma jovem deu recentemente entrada num hospital de Newark, na Nova Jérsia, e está a colocar a sociedade em “alto risco”, pois depois de ter testado positivo para o novo coronavírus, abandonou a unidade hospitalar depois de dar um nome e morada falsos.

Do estado norte-americano de Houston vem uma notícia mais positiva sobre um cliente de um restaurante que deixou um gorjeta de 9.400 dólares (cerca de 8.400 euros) para ajudar os funcionários do restaurante a enfrentarem o que deverão ser pelo menos semanas mais adversas com o impacto do novo coronavírus.

23h11 – A Sérvia decidiu adiar as eleições legislativas, previstas para final de abril, para lutar contra a pandemia ligada ao novo coronavírus, e impor um recolher obrigatório noturno aos seus habitantes, anunciou hoje o Presidente do país, Aleksandar Vucic.

23h01 – A Sérvia decidiu adiar as eleições legislativas, previstas para final de abril, para lutar contra a pandemia ligada ao novo coronavírus, e impor um recolher obrigatório noturno aos seus habitantes, anunciou hoje o Presidente do país, Aleksandar Vucic.

22h51 – O grupo parlamentar do PS/Madeira apelou hoje ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao primeiro-ministro, António Costa, para que o Estado proceda ao encerramento dos aeroportos do arquipélago como medida de contenção da pandemia de Covid-19.

22h46 – A Turquia anunciou hoje a primeira morte em resultado da propagação do novo coronavírus no país, onde 98 pessoas estão infetadas.

22h41 – O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) admitiu hoje “uma forte redução no número de dadores”, devido ao surto de Covid-19 no país, tendo decidido avançar para o nível amarelo de alerta.

22h36 – O vice-primeiro-ministro de Cabo Verde alertou hoje que o país tem pela frente uma crise económica, decorrente da progressão da pandemia de Covid-19 que levou o Governo a decidir interditar voos de 26 países, antecipando já efeitos volumosos.

22h30 – Com a atual situação relativa à Covid-19, a Pizza Hut adoptou novas ações e rotinas de modo a garantir a segurança de clientes e colaboradores e, ao mesmo tempo, garantir o cumprimento do serviço de entregas. Saiba mais aqui.

22h17 – A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) garantiu hoje que as agências estão “a fazer todos os esforços para acudirem” os turistas portugueses no estrangeiro, depois do encerramento de várias fronteiras devido à pandemia de Covid-19.

22h12 – Kevin Durant, uma das principais estrelas da NBA, confirmou, esta terça-feira, ter testado positivo para Covid-19. É um dos quatro jogadores dos Brooklyn Nets infetados com o novo coronavírus.

No Golfe, o PGA Championship, um dos quatro torneios de golfe mais importantes do calendário internacional, que seria disputado entre 11 e 17 de maio, foi adiado devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a organização da prova.

22h01 – O Brasil tem 291 casos confirmados do novo coronavírus e monitoriza 8.819 casos suspeitos, após ter sido hoje anunciada a primeira morte causada pela Covid-19 no país, informou o Ministério da Saúde.

21h54 – As Nações Unidas anunciaram hoje a suspensão do processo de colocação de refugiados, os quais poderiam tornar-se vítimas das restrições de entrada que estão a ser impostas por vários países, devido à pandemia de Covid-19.

21h47 – A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em forte alta, recuperando vivamente no dia seguinte a uma das piores sessões da sua história, com os investidores satisfeitos com as medidas anunciadas pela Casa Branca e o banco central.

21h45 – O sindicato que representa os trabalhadores da administração local e regional propôs hoje nove medidas, entre as quais a “redução máxima” de funcionários em serviço efetivo, para diminuir o perigo de contágio pela Covid-19 para estes profissionais, foi anunciado.

21h44 – A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) quer que o Governo agilize a linha de crédito de 200 milhões de euros de apoio às empresas e dilate o prazo de pagamento de alguns impostos, como o IVA ou IRC.

21h39 – A direção da Federação Académica do Porto (FAP), com o apoio das suas associações de estudantes, anunciou hoje que vai cancelar a Queima das Fitas do Porto 2020, avançou à Lusa fonte oficial.

Fonte: Noticias Ao Minuto