Foi usando o encanto da poesia, em livros ricamente ilustrados, falando de meio ambiente que o professor e escritor Miranda de Aquino (pseudônimo literário Zezé Maku), alcançou reconhecimento nacional. Nesta sexta (24/03), às 19h30, no auditório da Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles(BDB- 506/507 Sul – W3), o autor faz um bate-papo, seguido do lançamento de seu décimo livro ” O reino da poesia e a casa de Zezé Maku” (Editora Floresta das Letras, 36 págs, R$50,00), ilustrado por Cláudio Castro.
A conversa falará rapidamente sobre a produção artística e o conhecimento da literatura produzida na região amazônica e ainda sobre o novo lançamento do autor, um livro infantil voltado para alunos do ensino fundamental em seus primeiros anos. “Quero que a literatura popular seja uma ferramenta para a educação ambiental”, resume Miranda de Aquino, encarando o desafio de explicar este tema para as crianças pequenas. “A educação ambiental é uma necessidade de todos”, sustenta. “Todas as minhas obras pensam na educação de crianças, ou seja, foco muito na primeira infância e através deste público pretendo levar este tema à família, para que isso se entenda e se espalhe inspirado na poesia popular e na literatura de cordel”, explica. Ele morou em Brasília de 2000 a 2010 e por isso colocou a cidade na turnê de lançamentos pelo país . “Este ano, lançaremos em três regiões,além de Brasília, estaremos em Minas, Rio, Maranhão e Pará”, revela.Mapa literário nacional – Autores mais representativos de todos os estados e do DF foram escolhidos para fazer parte do Mapa Literário Nacional. A seleção foi organizada pela Revista Super Interessante e teve critérios como número de prêmios ganhos, participações em Academia de Letras de suas respectivas federações, cobrança nos vestibulares locais, número de traduções para línguas estrangeiras e, é claro, se o autor é reconhecido por sintetizar a identidade de cada estado — não sendo determinante seu local de nascimento. A escolha tem entre seus escolhidos Guimarães Rosa, Mário de Andrade, Rubem Braga, Clarice Lispector, Cruz e Sousa, Érico Veríssimo, Paulo Leminski, Ariano Suassuna, Jorge Amado entre outros. Zezé Maku, nome artístico do professor e escritor José Miranda de Aquino, foi o escolhido para representar Roraima. Ele é uma referência ao ritmo maculelê e à lenda Makunaima, além de outras lendas e mitos da cultura amazônica. Dedicada à literatura infantil, sua obra transita entre a pesquisa histórica e o cordel, trazendo enredos sobre tradições indígenas, preservação da Amazônia por meio de histórias de animais ameaçados de extinção.
O autor – Zezé Maku, Miranda de Aquino ou José Miranda de Aquino, é por todas essas alcunhas que atende o professor e poeta popular. Tem 10 obras publicadas, sendo que seu nono livro, intitulado, “O Reino de Makunaima e Sua Chefia da Fauna”, publicado em três idiomas, é referência escolar em Roraima. Mestrando em Crítica Literária, pelo Programa de Letras/PUC-Goiás, é membro da Academia de Letras de Roraima/ALR e da Academia de Letras Artes e Cultura da Amazônia/ALACA. Suas obras literárias pretendem incentivar a inserção da Educação Ambiental nas práticas educacionais diárias da educação básica.