O ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, será o novo indicado para assumir a presidência do Banco de Brasília (BRB). A decisão foi confirmada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), que enviará o nome de Souza para análise e aval do Banco Central.
Inicialmente, o escolhido para o posto máximo da instituição seria Celso Eloi, também da Caixa. No entanto, Ibaneis decidiu direcioná-lo para a função de diretor, optando por Nelson Souza para comandar o banco.
A troca na presidência ocorre após a Operação Compliance Zero, deflagrada nesta terça-feira (18), que resultou no afastamento do então presidente, Paulo Henrique Costa, e do diretor financeiro, Dario Oswaldo Garcia Júnior. A operação investiga possíveis irregularidades na gestão da instituição.
Segundo o governador, Nelson Souza já confirmou que aceitará o cargo e deve encaminhar os documentos necessários para a etapa de aprovação pelo Banco Central.
Ibaneis lembrou que Nelson foi sua primeira opção para o BRB ainda em 2019, após vencer as eleições.
“À época, ele preferiu permanecer na Caixa, e foi presidente do Conselho de Administração do BRB. É um dos maiores profissionais do mercado financeiro e tem larga experiência. O BRB continuará crescendo e se fortalecendo com essa nova gestão”, afirmou o governador.
