Ibaneis Rocha anuncia afastamento do GDF e confirma candidatura ao Senado em 2026

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que vai se afastar do cargo no dia 28 de março para cumprir a exigência legal da desincompatibilização eleitoral e disputar as eleições de 2026. O emedebista é pré-candidato ao Senado Federal, após completar dois mandatos consecutivos à frente do Executivo do DF.

A desincompatibilização é o afastamento obrigatório de ocupantes de cargos públicos que desejam concorrer a cargos eletivos. A medida tem como objetivo evitar o uso da máquina pública, abuso de poder político ou econômico e garantir equilíbrio na disputa eleitoral.

No caso de Ibaneis, a saída do Palácio do Buriti ocorrerá uma semana antes do prazo final estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que se encerra em 4 de abril, seis meses antes do pleito. A antecipação reforça o movimento de organização política e jurídica do governador para a corrida eleitoral.

Eleito em 2018 e reeleito em 2022, Ibaneis Rocha chega ao fim do segundo mandato com forte protagonismo no cenário político local e passa a mirar o Senado como próximo passo de sua trajetória. Com a desincompatibilização, o vice-governador assume o comando do GDF, garantindo a continuidade administrativa até o fim do mandato.

A confirmação da candidatura ao Senado insere Ibaneis de forma definitiva no tabuleiro eleitoral de 2026 e deve influenciar diretamente as articulações políticas no Distrito Federal nos próximos meses.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias