Governadora em exercício do DF reestrutura cúpula do BRB, substitui membros do Conselho de Administração e convoca assembleia para fevereiro

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), avançou na reconfiguração da cúpula do Banco de Brasília (BRB) ao indicar Edison Garcia para integrar o Conselho de Administração da instituição e assumir a presidência do colegiado. A nomeação marca a substituição de Marcelo Talarico, que resistia a deixar o cargo e defendia o cumprimento integral de seu mandato.

Atualmente presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), função que exerce desde 2019, Edison Garcia ganhou projeção à frente do processo de venda da CEB Distribuição, concluído por R$ 2,515 bilhões. Ele também acumula experiência como conselheiro da Petrobras. A indicação foi formalizada por Celina Leão por meio de ofício encaminhado à direção do banco.

A assembleia geral extraordinária dos acionistas do BRB, convocada para deliberar sobre a destituição de membros do Conselho de Administração, está marcada para o dia 5 de fevereiro. Já no dia 19, uma nova reunião do colegiado deverá eleger oficialmente os integrantes do Conselho de Administração (Consad).

Além de Edison Garcia, a governadora em exercício indicou Joaquim Lima de Oliveira para a vaga de Luis Fernando de Lara Resende e Sérgio Ricardo Miranda Nazaré para compor o Conselho de Administração. O órgão é responsável por fiscalizar a gestão da diretoria executiva e analisar relatórios e demonstrações financeiras da instituição.

As mudanças integram um processo mais amplo de reestruturação no BRB, iniciado após a posse de Nelson Antônio de Souza na presidência do banco, em novembro de 2025, na esteira da Operação Compliance Zero, que desencadeou alterações em cargos estratégicos da instituição.

Por Cris Oliveira – Jornalista | Blog da Cris
Especialista em política, políticas públicas, empreendedorismo e cobertura institucional.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias